sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Prefeito de Ilhéus anuncia substituição de todos os semáforos

Previsto para ir até o próximo dia 25, o evento promoverá diversas atividades, como palestras, comandos educativos, práticas no trânsito, simulações de resgate e exposição de equipamentos
Com o objetivo de aumentar a segurança de motoristas e pedestres por meio de um controle ainda mais eficiente do tráfego de veículos, o governo municipal deu início ao processo de licitação para aquisição de novos semáforos. A notícia foi confirmada pelo prefeito Jabes Ribeiro na manhã desta quinta-feira, dia 18, no auditório da Justiça Federal, durante a solenidade de abertura do I Seminário Regional de Trânsito, evento que inicia a Semana do Trânsito em Ilhéus, programada até o próximo dia 25. Além do chefe do Executivo ilheense, o seminário também foi prestigiado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Isaac Albagli, e pelo superintendente municipal de Transporte e Trânsito (Sutran), Capitão Eliezer Ribeiro, além de diversas autoridades militares.
Na oportunidade, Jabes Ribeiro reiterou que, apesar de todas as dificuldades de ordem econômica, o governo municipal segue trabalhando de forma efetiva para organizar cada vez mais a cidade. “Os semáforos são fundamentais para o ordenamento do trânsito e, consequentemente, para a segurança das pessoas. Daí o nosso esforço para substituir as máquinas atuais, que já possuem mais 15 anos e, por isso, vivem quebrando”, comentou. No final de seu pronunciamento, Jabes Ribeiro declarou que a educação continua sendo um dos melhores caminhos para a formação de uma sociedade capaz de construir uma cidade melhor para todos. “Em razão dessa realidade, estaremos sempre priorizando as nossas crianças e os adolescentes”, enfatizou Ribeiro, referindo-se à distribuição de cartilhas educacionais sobre o trânsito nas escolas do município de Ilhéus.
Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Isaac Albagli, informou que os novos semáforos de Ilhéus serão dotados de temporizadores, sistema que, entre outras vantagens, permite que os motoristas tenham uma noção do tempo restante para que o sinal volte a abrir ou fechar. Na oportunidade, ele destacou que a redução das multas no trânsito está diretamente ligada a uma maior educação das pessoas, “conquista que contribui, entre outras coisas, para a redução do número de acidentes”, completou. Já o superintendente de Transporte e Trânsito (Sutran), Eliezer Ribeiro, lembrou que a Semana do Trânsito não é um momento estanque, mas, sim, um processo continuado, “uma vez que o trabalho acontece durante todo o ano, principalmente nas escolas públicas e particulares do município”, explicou o superintendente da Sutran.
O I Seminário Regional de Trânsito foi promovido pela Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e pela 13ª Ciretran. Durante o evento, além de diversas palestras, foi realizado o sorteio de 50 cursos teóricos para condutores de ciclomotores. A iniciativa contou com o apoio de várias autoescolas, da Ilhéus Táxi e da Clínica Médica do Trânsito (Climetran).
Semana do Trânsito – A programação da Semana do Trânsito 2014 em Ilhéus terá continuidade nesta sexta-feira (19), com um comando educativo promovido pela 68ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) na Praça Cairu, das 7 às 8 horas; palestra educativa na Escola Temístocles Andrade, no Teotônio Vilela, das 9 às 10 horas; e uma prática no trânsito executada pela 70ª CIPM na Avenida José Carolino, no Teotônio Vilela, das 10h15 às 10h50. No sábado (20) e no domingo (21), sempre das 9 às 11 horas, a 70ª e a 69ª CIPM promoverão comandos educativos em frente à Rodoviária de Ilhéus e na Avenida Lomanto Júnior, respectivamente.
A programação prossegue na segunda-feira (22) com comando educativo/68ª CIPM, das 7 às 8 horas, na Avenida Antonio Carlos Magalhães (em frente ao antigo Colégio Estadual de Ilhéus); palestra educativa e prática no trânsito/69ª CIPM na Escola Fé e Alegria, no Nossa Senhora da Vitória, das 9 às 10h50; e palestra para os agentes de trânsito na Cruzada do Bem para o Bem, das 19 horas às 20h30min. Prosseguindo, na terça-feira (23), café da manhã para agentes de trânsito em estande montado na Praça Dom Eduardo, 7 às 8 horas; prática no trânsito/69ª CIPM na Avenida Lomanto Júnior, das 9 às 9h35; comando educativo/68ª CIPM no Colégio Nossa Senhora da Piedade, das 11 às 12h30; visita ao estande da Avenida Soares Lopes, das 9 às 17 horas; e palestra para condutores infratores na Cruzada do Bem Para o Bem, das 19 às 20h30min.
Na quarta-feira (24), a Semana do Trânsito estará promovendo mais duas atividades: comando educativo em frente à Rodoviária, das 10 às 11 horas; e visita ao estande da Avenida Soares Lopes, das 9 às 17 horas. Por fim, na quinta-feira, dia 25 de setembro, último dia do evento, nova visita ao estande, 9 às 17 horas; exposição de equipamentos na Avenida Soares Lopes, das 15 às 17 horas; e simulação de resgate no local do acidente no 5º Grupamento de Bombeiros Militares - GBM/Samu, das 15 às 17 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário