sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Primeira reunião do Fórum Permanente das Águas define ações para revitalização do Rio Cachoeira

Representantes das instituições que integram o Fórum Permanente das Águas reuniram-se na última terça-feira, 23, em Itabuna, para definir a programação da agenda comum aprovada no encontro realizado no início de setembro. As ações abrangem educação ambiental e práticas sustentáveis, entre outros atos e projetos, por meio da parceria entre as instituições de ensino público e privado para envolver educadores e alunos, incentivo à formação de agentes multiplicadores da água nos diversos segmentos da sociedade e implementação do curso Educação Ambiental, Sanitária, Científica e Tecnológica.
A agenda prevê também a realização de campanha educativa pelos meios de comunicação para incentivar a revitalização do Rio Cachoeira e o paisagismo das suas margens no perímetro urbano central de Itabuna. Os membros do Fórum Permanente das Águas propõem ainda a institucionalização de uma data comemorativa dedicada ao Rio Cachoeira e o resgate do Programa Nascentes Vivas, que visa conhecer e proteger as nascentes do rio, além da participação efetiva no Comitê de Bacias Hidrográficas do Leste.
A recuperação da vegetação e recomposição dos topos de morros e das matas ciliares do Rio Cachoeira é uma das principais propostas da agenda comum, assim como a realização anual do Fórum Permanente das Águas, sempre nos dias 3 e 4 de setembro, em Itabuna. As instituições que integram o grupo institucional reunido em torno da revitalização do rio indicam também a necessidade da divulgação e estímulo à aplicação das leis específicas para as águas e florestas, bem como o acompanhamento da elaboração e execução do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) do Rio Cachoeira.
Participam do Fórum Permanente das Águas o Centro das Águas-Espaço Cidadão, Rotary Club de Itabuna, TV Santa Cruz, OAB-Itabuna, Sindicato do Comércio de Itabuna (Sindicom), Associação Comercial de Itabuna (ACI), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Academia de Letras de Itabuna (Alita), Loja Maçônica Areópago Itabunense, E10 Comunicação Total, Colegio Sistema, Emasa, Embasa, Rotary Clube Itabuna Sul , Secretaria Municipal de Educação de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário