quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sínodo extraordinário dos Bispos de 5 a 9 de outubro em Roma

Dom Mauro Montagnoli CSS - Bispo diocesano de Ilhéus - No dia 8 de outubro de 2013, o papa Francisco convocou a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que terá como tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. Este Sínodo vai acontecer em Roma, de 5 a 19 de outubro de 2014. A Igreja é chamada a anunciar o Evangelho, enfrentando também as novas urgências pastorais que dizem respeito à família.
Com a convocação de um Sínodo para a Família criou-se uma expectativa muito grande, em especial, por parte de casais de segunda união, que esperam ser melhor acolhidos na Igreja. Na realidade, nunca deixaram de ser. Porém, precisamos ter uma consciência maior. Como podemos dar maior espaço e tratarmos com mais caridade essas pessoas que contraíram matrimônio que, por alguma razão, não deu certo, mas que vivem a fidelidade conjugal, e que tem o desejo de serem fieis testemunhas de Jesus Cristo. Essas pessoas estão privadas da graça de Deus. E o Sínodo da Família vai, então, falar sobre isso.
A Igreja espera, sobretudo, que tomemos consciência do valor da família, da importância da família. Hoje em dia, a família já quase não existe, está dispersa. Os meios de comunicação, como nos diz o Papa, ao invés de nos unir e nos tornar mais próximos, muitas vezes nos desune. Há também a dimensão do que é a família cristã, que ultrapassa os vínculos do sangue, é uma família maior.
Na carta dirigida às famílias no dia de 2 de fevereiro, festividade da Apresentação de Jesus no Templo, o Papa Francisco afirma que “este importante encontro envolve todo o Povo de Deus: Bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos das Igrejas particulares do mundo inteiro, que participam ativamente, na sua preparação, com sugestões concretas e com a ajuda indispensável da oração”. 
Ele pede o apoio da oração às famílias de modo especial, já que a assembleia sinodal é dedicada de modo especial a elas, à sua vocação e missão na Igreja e na sociedade, aos problemas do matrimonio, da vida familiar, da educação dos filhos, e ao papel das famílias na missão da Igreja. 
É preciso invocar intensamente o Espírito Santo, a fim de que ilumine os Padres sinodais e os guie na sua exigente tarefa. 
A esta Assembleia sinodal extraordinária, seguir-se-á, no próximo ano, a Assembleia ordinária, que desenvolverá o mesmo tema da família. E, neste mesmo contexto, realizar-se-á o Encontro Mundial das Famílias, na cidade de Filadélfia, em setembro de 2015. Por isso, unamo-nos todos em oração para que a Igreja realize, por meio destes acontecimentos, um verdadeiro caminho de discernimento e adote os meios pastorais adequados para ajudarem as famílias a enfrentar os desafios atuais com a luz e a força que provêm do Evangelho.
Segue abaixo a oração que o Papa Francisco fez para pedir a intercessão da Família de Nazaré pelos trabalhos do Sínodo. Procuremos rezá-la todos os dias em família ou a sós.

ORAÇÃO À SAGRADA FAMILIA PARA A TERCEIRA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DO SÍNODO DOS BISPOS
"Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização"
Jesus, Maria e José, em vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor e, com confiança, nos voltamos para vós. 
Sagrada Família de Nazaré, fazei com que nossas famílias sejam lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas Igrejas domésticas. 
Sagrada Família de Nazaré, que nas famílias nunca haja violência, fechamento ou divisão, que os que foram feridos ou escandalizados sejam consolados e curados. 
Sagrada Família de Nazaré, nós vos suplicamos que, por ocasião do próximo Sínodo dos Bispos, se reacenda em todos a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, e da sua beleza no projeto de Deus. 
Jesus, Maria e José, ouvi e atendei a nossa suplica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário