sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Itabuna é a primeira cidade do sul da Bahia a iniciar o Programa Crack é Possível Vencer

A partir desta quinta-feira Itabuna passa a enfrentar a questão das drogas com mais eficiência, com o efetivo inicio do Programa Crack é Possível, Vencer, desenvolvido pelo Governo Federal e coordenado no município pela Secretaria de Assistência Social, em conjunto com as secretarias de Saúde e Educação, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal. O trabalho do Crack é Possível Vencer vai identificar as áreas de maior vulnerabilidade social para a aplicação de políticas sociais e de saúde pública. Itabuna é o primeiro município do Sul da Bahia a desenvolver plenamente o programa.
Nesta quinta-feira, a Prefeitura recebeu um ônibus de videomonitoramento, totalmente equipado com monitores de led e antena de alta frequência que consegue captar imagens das 39 câmeras que serão espalhadas pelas áreas identificadas como de consumi de crack, em um raio de até 5 quilômetros. Duas motocicletas, dois carros e um pacote de tecnologias não letais, para uso eventual quando houver necessidade de controle físico do usuário. Juntamente com o ônibus, os equipamentos foram apresentados, oficialmente, hoje pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite em uma solenidade na Vila Olímpica.
“Este programa, executados de forma integradas por vários setores do governo, vai trabalhar com a prevenção, atendendo pessoas que precisam de atenção e atendimento multidisciplinar no enfrentamento do problema das drogas”, disse Vane. Segundo o prefeito, a administração trata a questão como de saúde pública, visando oferecer aos grupos de risco apoio irrestrito em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas. Vane disse ainda que as áreas escolhidas para a instalação das câmeras serão mapeadas pela Guarda Civil Municipal, com suporte dos órgãos de segurança pública.
A entrega oficial dos veículos e equipamentos à Prefeitura foi feita pelo representante da equipe de aquisições do Programa Crack é Possível Vencer, tenente PM Jackson Robledo, da Polícia Militar do Distrito Federal “Com a chegada do ônibus, Itabuna inicia a atuação no Programa Crack, é Possível Vencer, uma ação integrada com três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social”, explica o tenente Jackson Robledo.
Só em Itabuna o Governo Federal já investiu R$ 2 milhões em aquisições, além de oferecer treinamento especifico para atuação da equipe local do programa, sendo 15 guardas civis municipais, 35 policiais militares e dois policiais civis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário