quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Lavar as mãos: primeiro passo para prevenir doenças

Um gesto tão simples, mas tão poderoso para prevenir muitas doenças, algumas delas até muito graves. Lavar as mãos, principalmente antes das refeições e depois de ir ao banheiro, reduz significativamente o número de doenças gastrointestinais, por exemplo. Mas por que um gesto tão simples não é comumente realizado entre as pessoas? Não importa o grau de escolaridade ou a classe social,o fato é que muita gente não lava as mãos habitualmente, o que contribui para o aumento de infecções e de transmissão de doenças pegas por contato. Como mudar essa situação?
Como dizem muitos, bons hábitos aprende-se desde criança. Então, vamos ensinar as crianças que é muito importante lavar as mãos. Vamos orientar as famílias no sentido de que elas entendam que adquirir o hábito de lavar as mãos com frequência, além de dar bom exemplo para as crianças, ajuda a garantir mais saúde para toda a família.
A maior dificuldade das pessoas é lembrar de lavar as mãos ou por acharem que isso não é necessário ou por olharem para as mãos e não verem nenhuma sujeira. Só que, muitas vezes, a sujeira não é aparente, mas germes e micróbios estão lá. No transporte público, no corrimão da escada, na maçaneta da porta, no botão da descarga, ao pegar um sapato ou um brinquedo que caiu no chão... tudo poder ser fonte de contaminação. Por isso, todo o cuidado é pouco, principalmente com as crianças menores que estão sempre levando a mão à boca.
De forma alegre e criativa, é possível ensinar as crianças a importância de lavar as mãos, mas para que essa ação tenha sucesso, os adultos têm que estar convencidos disso e dar o exemplo. Só assim poderemos fazer com que um gesto tão simples se torne um hábito cotidiano e traga mais saúde para todos.
Clóvis Boufleur - Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança
“Lavar as mãos é uma prática do dia a dia e, com isso, nós vamos fazer uma grande transformação não só na nossa família, mas na nossa comunidade”, diz Clóvis.
Você sabia que as mãos transportam micróbios que podem causar doenças? Quando levamos as mãos sujas à boca, ou mesmo nariz e olhos, podemos adoecer. Desde criança, a gente aprende, em casa e na escola, a importância de lavar as mãos. Mas será que todo mundo lava as mãos com frequência? Para ressaltar a importância desse hábito, a entrevista desta semana é com o gestor das relações institucionais da coordenação nacional da Pastoral da Criança, Clóvis Boufleur.
Quais são as principais doenças associadas à falta de higiene? Como ocorre a contaminação?
As principais doenças são as doenças respiratórias, além das diarreias, asverminoses. As doenças relacionadas com a sujeira em casa e também no nosso corpo. O principal meio de se contaminar é através dos alimentos, das vasilhas que não são limpas e das nossas mãos. Quando nós não lavamos as mãos, elas levam germes para os outros, para a nossa boca e nos contaminam. E tudo isso causa as doenças que já mencionamos.
Que ações concretas são necessárias para combater a diarreia e outras doenças provocadas pela falta de higiene?
No Brasil, infelizmente, nós temos um problema sério relacionado ao esgoto. Nós temos metade das casas que coletam o esgoto para a rede pública e a outra metade ainda tem fossa, aquele sistema antigo. Da metade que coleta, somente 30% desse esgoto é tratado. Os outros 70% são despejados em córregos, rios, no meio ambiente. E isso precisa ser resolvido.Saneamento é água, é coleta e tratamento do esgoto, é coleta e reciclagem do lixo, é limpeza de boeiros para a água escoar em chuvas fortes.
No dia 15 de outubro, o mundo celebra o Dia Mundial de Lavas as Mãos. O que você gostaria de dizer sobre isso?
Essa iniciativa reúne as pessoas do mundo todo em busca de melhor qualidade de vida. É uma corrente de pessoas que vão fazer esse gesto em respeito ao outro. Então, vale lembrar as pessoas de que lavar as mãos é uma prática do dia a dia e, com isso, nós vamos fazer uma grande transformação não só na nossa família, mas na nossa comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário