segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Reforma do General Osório será concluída no próximo mês de novembro

Foram realizadas revisões das instalações elétricas e hidráulicas e no telhado, serviços de recuperação do forro, do piso e das paredes. Além da pintura, que já esta bem adiantada, só está faltando a conclusão da parte externa.
A reforma do antigo prédio do Colégio General Osório, onde funcionavam a Biblioteca Pública Municipal de Ilhéus e o Arquivo Público, está em fase de finalização. O superintendente de Obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ednaldo Azevedo, informa que os serviços que tiveram início no mês de fevereiro devem ser concluídos até novembro. “Foram realizadas revisões das instalações elétricas e hidráulicas e no telhado, serviços de recuperação do forro, do piso e das paredes. Além da pintura, que já esta bem adiantada, só está faltando a parte externa”, afirma Ednaldo.
Conforme ressalta o secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, após a recuperação do imóvel, a proposta é retornar o acervo da biblioteca pública e transformar o local num ambiente vivo, com atividades culturais voltadas para o incentivo à leitura, workshops e realização de exposições. “Dessa forma, vamos fazer com que o ilheense volte a visitar o espaço com um novo olhar”, destaca.
Segundo o secretário, todo o acervo da Biblioteca Pública Adonias Filho e do Arquivo Público estão preservados em locais apropriados, onde permanecerão até que sejam finalizados os serviços de revitalização do General Osório. O Arquivo Público, um patrimônio de todo o ilheense, foi higienizado e transferido para o prédio dos Comerciários, na Praça J.J. Seabra, no início do governo Jabes Ribeiro. Atto destaca que a proposta é retomar o acervo da biblioteca, hoje funcionando provisoriamente na Rua Rotary, Cidade Nova. 
Historia – Ao assumir o governo, em janeiro de 2013, o prefeito Jabes Ribeiro determinou a realização dos estudos necessários para recuperar o prédio. O General Osório foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915. Primeira escola pública de Ilhéus foi durante muitos anos o principal estabelecimento escolar do município. No ano de 2002, foi realizada uma reforma com o objetivo de adequá-lo para que nele fosse instalada a Biblioteca e o Arquivo Público de Ilhéus. Em 2004, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou a pintura do prédio, sendo esta a última intervenção do poder público no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário