sexta-feira, 7 de novembro de 2014

10ª Semana de Comunicação da UESC começa segunda-feira

No ano em que comemora os quinze anos de implantação, o Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realiza, na próxima semana, entre os dias 10 a 14, a décima edição da Secom (Semana de Comunicação). Desta vez, o tema em debate é “Entre nós e redes: a materialidade na comunicação”. Os caminhos da Comunicação no período de convergência midiática e das transformações digitais trazidas pelas novas tecnologias de informação estarão entre as discussões. O evento inclui palestras, oficinas, minicursos, exibições de obras audiovisuais, mesas de debate e lançamento de livros. 
Na segunda, 10, o público já pode se credenciar no segundo andar do Pavilhão Adonias Filho. Para os que farão minicursos e oficinas que começam pela manhã, o credenciamento será de 8h30min às 9horas. À tarde, os participantes serão credenciados entre às 13h e 13h30. 
Na terça, 11, a partir das 17horas, começam as palestras da Semana, que reunirá pesquisadores importantes na área de Rádio e TV. A palestra de abertura será ministrada pelo professor Eugênio Trivinho, Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP) e Coordenador Geral do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, também na PUC-SP. 
Na quarta, 12, acontece a mesa "Repensando o Mercado de Trabalho - Caminhos da Comunicação na Convergência Midiática". Quinta, 13, também às 17horas, é hora de o rádio tornar-se o centro das atenções, com a mesa "Rádio - Inovações na emissão Radiofônica no século XXI". Para a sexta, 14, último dia do evento, o público contará com a mesa intitulada “Entre nós e redes: a convergência das mídias na era digital”. 
Entre os cursos, destaca-se "Narrativas transmídia e o papel das mídias sociais", no dia 14, das 9h às 12h, com Mirna Tonus. Nas oficinas, entre os variados temas, que vão de roteiro à cenografia, está “O curtametragem ficcional: teorias e prática de roteirização”, que será realizada de 10 a 14, com a mediação do Prof. Leonardo Castro Gomes. 
A Secom também contará com grupos de trabalho, com apresentações divididas nas seguintes temáticas: 1) A televisão no contexto contemporâneo; 2) Comunicação e educação na contemporaneidade; 3) Economia da cultura e redes de economia criativa; 4) Materialidade dos meios e questões de tradução intersemiótica; 5) O rádio no contexto contemporâneo e mídias sonoras; e 6) Culturas e identidades nas redes. Todos os grupos se apresentarão na quarta, 12, nos períodos matutino e vespertino. 

Outras informações sobre a 10ª Semana de Comunicação da Uesc, estão disponíveis no blog http://uescsecom10.blogspot.com.br/, no Facebook https://www.facebook.com/SecomUesc?fref=photo ou pelo telefone (73) 3680-5236.

Nenhum comentário:

Postar um comentário