segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Começa o III Simpósio Internacional de Indicações Geográficas a 1a. Feira Interativa de IGs Brasileiras e a Feira Origem Bahia

A palestra "A economia das Indicações Geográficas protegidas", com a professora portuguesa Maria Antonieta Quinta-Queimada, vai marcar a abertura oficial do III Simpósio Internacional de Indicações Geográficas (III SIIG), a Feira Origem Bahia e a 1a. Feira Interativa de IGs Brasileiras (1ª FIIG), no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na cidade de Ilhéus-Bahia às 19 horas, desta terça-feira(18). Os três eventos realizados pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Instituto Superior de Sustentabilidade - Isus e Instituto Biofábrica de Cacau vão acontecer até sexta-feira(21).
As atividades do III SIIG foram iniciadas com a reunião técnica sobre Queijos Artesanais, com Beatriz Junqueira, coordenadora Geral de Indicações Geográficas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Nesta terça-feira, os minicursos começam às 9 horas. A abertura oficial contará com a presença da reitora da UESC, Profª Adélia Pinheiro, Beatriz Junqueira, (coordenadora Indicação Geográfica do MAPA), Hulda Giesbrecht (SEBRAE), Evaristo Carneiro de Souza (IG Microrregião de Abaíra), e outras autoridades. Quinta-feira(20), às 18 horas serão abertas a 1ª Feira Interativa de Indicações Geográficas Brasileiras e a Feira Origem Bahia. 
Programação
Para o dia 19, estão previstos minicursos e palestras com Danie Jordaan (Universidade de Johannesburg, Africa do Sul), sobre "Impacto socioeconômico das Indicações Geográficas: considerações do mundo em desenvolvimento", às 9h15. Às 10 horas a Dra. Maria Helena Nunes (Brasil, INPI), discorre sobre "P&D na construção das indicações geográficas brasileiras". No dia 20 serão apresentadas as palestras da Drª. Gail E. Evans (Queen Mary, University of London) (via skype), às 9h15min, sobre "As vantagens comparativas das Indicações Geográficas e marcas coletivas para a comercialização de produtos agrícolas na União Europeia". Às 10 horas, Ana Soeiro (Qualifica, Portugal) e Beatriz Junqueira - (MAPA) falam sobre " Ações do MAPA e Qualifica" e às 11h15 a Dra Kelly Bruch, sobre "O papel das marcas coletivas junto às IGs". O dia 21, será marcado com a realização de duas mesas-redondas e palestras que serão proferidas por Clóvis Terra (Vice-Presidente da orIGin da América do Sul), Ana Soeiro - Qualifica, Portugal e Mylene Testut-Neves (Conselheira Agrícola da Embaixada da França), além da Reunião da CEE-216 - Comissão de Estudos Especiais de Indicação Geográfica da ABNT. 
Objetivos
"Indicação Geográfica (IG) é uma proteção de direito relativo à propriedade industrial que produtores ou prestadores de serviços podem requerer uma vez que determinada região geográfica é reconhecida por seus produtos ou serviços de reputação, qualidade ou características intrínsecas à origem. A IG é considerada como um símbolo importante de propriedade intelectual, pois baseia-se no fato da qualidade ou características de um bem, especialmente um produto artesanal ou agroindustrial estar intimamente relacionado com atributos geográficos (clima, solo e métodos de cultivo) e/ou de conhecimentos (saber fazer). " explica a professora Ana Paula Trovatti Uetanabaro (UESC), coordenadora geral dos eventos.
O objetivo do Simpósio Internacional de Indicações Geográficas é apresentar e discutir o panorama mundial geral, especialmente, econômico e social de IGs, com a finalidade de estimular o surgimento de outras IGs, ampliar e atualizar as discussões internacionais sobre sustentabilidade e proteção internacional em nível nacional e local e colocar em pauta a posição real do nosso país frente a essas discussões. A 1ª Feira Interativa de IGs Brasileiras (1ª FIIG) visa a divulgação das IGs brasileiras concedidas pelo INPI e a Feira de Origem Bahia com o objetivo de valorizar os produtos com potencial de IG e originários do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário