sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Ilhéus promove o Novembro Azul no próximo dia 13

Voltado especialmente para os homens, o evento tem como base a prevenção ao câncer de próstata e o diabetes, mas outros serviços também serão disponibilizados.
A Secretaria de Saúde de Ilhéus vai promover o Novembro Azul, dedicado aos homens, com um grande evento no próximo dia 13, das 8 às 17 horas, na Avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião. Na oportunidade, serão oferecidos diversos serviços gratuitos, a exemplo de consultas com urologistas, triagem do pé diabético, vacinação, teste rápido do HIV, avaliação nutricional, exame para detecção de glaucoma, verificação de pressão, teste de glicemia, além de palestras que abordarão práticas de prevenção ao câncer de próstata e o diabetes, principais temas do evento.
De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica, Bárbara Christian, é muito importante a participação masculina neste evento, principalmente aqueles que já completaram 40 anos de idade, ou mais, pois esse público é que está mais exposto ao risco de contrair o câncer de próstata, que deve ser diagnosticado o mais cedo possível. Nesse sentido – alerta a enfermeira -, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou um levantamento que aponta, em 2013, o registro de mais de 60 mil novos casos da doença. “O câncer de próstata é considerada uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos”, afirmou.
Bárbara acrescenta que o objetivo do Novembro Azul, criado pelo Ministério da Saúde, é atrair a atenção do público alvo que reside no município para a importância da procura pelos serviços de saúde, com vistas a se prevenirem os agravos, com o diagnóstico precoce e a adesão do tratamento medicamentoso e também não medicamentoso. “Além do mais, faz-se necessário ressaltar que os homens vivem em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer e diabetes, o que significa que devem aproveitar o Novembro Azul para a realização dos exames”, salientou.
Segundo a diretora do Departamento de Atenção Básica, a maioria dos pacientes não tem acesso à educação em diabetes e câncer de próstata devido a fatores como custo, distância e falta de serviços apropriados. Alguns nem sabem dos serviços existentes ou não estão convencidos dos benefícios que a educação em diabetes e câncer pode traze

Nenhum comentário:

Postar um comentário