quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Plano Diretor de Ilhéus foi tema de palestra na abertura da Semana Integrada da Faculdade Madre Thaís

 “Ciência e Inovação Tecnológica” realiza palestras, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos fortalecendo a interdisciplinaridade da Faculdade.
A reestruturação e a reorganização do espaço urbano da cidade é o principal objeto da revisão do Plano Diretor de Ilhéus. O instrumento que norteia a ação dos agentes responsáveis na implantação das políticas de desenvolvimento urbano foi o tema da palestra apresentada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, na abertura da Semana Integrada da Faculdade Madre Thaís (FMT).A palestra promovida pelo curso de Engenharia Civil, reuniu, no auditório Dr. Cid Gesteira, contou com alunos, professores da FMT e de outras instituições de ensino superior da região, profissionais de engenharia e arquitetura. 
O secretário Antônio Vieira destacou a importância do diálogo permanente com os segmentos organizados do município, o fortalecimento da parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e a valorização de ações, projetos e instrumentos marcados pela sustentabilidade. "A instalação do complexo intermodal, dos empreendimentos que já estão sendo executados na cidade, principalmente no setor imobiliário, e da importância dos conceitos ligados a algumas questões graves, como a mobilidade urbana, a revisão nas leis complementares do Plano Diretor do Município é fundamental. Além de dizer respeito diretamente ao uso e ocupação do solo, precisamos atualizá-lo porque é esse importante instrumento que vai definir os paradigmas capazes de nortear o desenvolvimento da cidade”, frisou Vieira.
O secretário lembrou a existência de um importante projeto desenvolvido em parceria para aperfeiçoar a estrutura urbana do centro da cidade e o termo de compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis com a proposta de melhorar os indicadores do município, bem como a atenção especial da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo para a Mata da Esperança. "É um privilégio ter uma floresta de 437 hectares em plena zona urbana", destacou.
Construção Energitérmica Sustentável
No mesmo auditório, nesta quinta-feira(13), Fábio Mora Ferreira, Sérgio Rodrigues e Reinam Oliveira, diretores das Empresas LP Soluções Construtivas (PR/SC), Smart Sistemas Construtivos Inteligentes(PR/SC), Ecológica Sistemas Construtivos(PR/SC), farão palestra sobre "Construção Energitérmica Sustentável – CES (STEEL FRAME e WOOD FRAME).Trata-se de um tipo de edificação que surgiu na Europa. A característica principal desse tipo de arquitetura é o uso de materiais leves de aço, o Steel Frame, ou de madeira, a Wood Frame, que são unidas por placas estruturais, podendo ser usadas em casas com até cinco pavimentos. A construção se torna rígida e resistente e permite que o acabamento seja feito com qualquer tipo de material, dando ares modernos e bonitos às casas.
O professor Carlos Armando Rocha Filho, coordenador do Curso de Engenharia Civil explica que "as edificações do tipo Energitérmica Sustentável apresentam estruturas mais duradouras do que as comuns, suportando ventos de até 300 km/h, além de um excelente isolamento térmico e acústico. O tempo da construção de um imóvel energitérmico é menor. Além de reduzir o tempo da obra, as Construções Energitérmicas trazem retorno financeiro em curto prazo para os construtores e apresentam menor custo para o contratante. Uma casa Energitérmica Sustentável custa, em média, 30% menos do que construções convencionais," destaca o professor.
Minicursos 
As atividades integram todos os cursos da Faculdade num trabalho interdisciplinar, desafiador e gerador de conhecimentos para todos os envolvidos, articulado entre professores e estudantes. "Todas as atividades estão voltadas para promover a criatividade e garantir o aprendizado de nossos alunos”, ressalta a diretora Acadêmica da FMT, professora Tatiana Barcelos. 
Nas salas de aula alunos apresentam atividades resultantes de pesquisas acadêmicas e são avaliados pelos professores. A realização dos minicursos, sobre "Avanços no laboratório de microbiologia de alimentos", com o professor João Victor Haum; "Parasitologia da comunidade um novo modo de pensar a educação em saúde", com as professoras Silvia Maria Carvalho e Juliana Almeida da Silva, e mais cinco minicursos na área do curso de Biomedicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário