segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Prefeitos do Nordeste se reúnem em Congresso da UPB em Salvador

Prefeitos e gestores ligados à administração pública da região Nordeste estarão em Salvador, desta terça (11) a quinta-feira (13), para participar do Congresso Nordestino de Municípios. O evento é promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com as associações municipalistas do Nordeste e o Governo do Estado, através da Bahiatursa.Temas como consórcios municipais, improbidade administrativa, judicialização da saúde, marketing e sustentabilidade econômica e ambiental, serão abordados em palestras e salas técnicas. Além desses, problemas crônicos enfrentados pela região Nordeste, a exemplo da seca e a escassez de recursos, serão alvo dos debates, que pretende apontar saídas para a região onde residem 30% da população brasileira, mas que corresponde a apenas 13% do Produto Interno Bruto (PIB) na economia nacional. 
Para a presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, a realização do congresso pretende trazer reflexões sobre a pauta municipalista. “Vamos expor os desafios enfrentados pelas prefeituras em um processo interativo de troca de experiências e estudo de alternativas, porém o mais importante é estabelecer uma agenda conjunta entre municípios da região”, afirma.
O Congresso Nordestino contará com a participação dos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) para propor um projeto coletivo de desenvolvimento para o território, capaz de mobilizar forças políticas e sociais para ações convergentes. Maria Quitéria revela que o foco está na implementação de estratégias de enfrentamento para os desafios do presente e do futuro.
Simultaneamente ao evento, ocorrerá a feira de produtos, serviços e tecnologia, com 24 expositores que vão trazer as inovações do mercado nacional e internacional para facilitar ações da administração pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário