segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Semana Integrada da Faculdade Madre Thaís destaca “Ciência e Inovação Tecnológica”

As palestras sobre o "Plano Diretor de Ilhéus" e "Construção Energitérmica Sustentável - CES (STEEL FRAME e WOOD FRAME)" serão realizadas no auditório Dr. Cid Gesteira, no térreo da FMT, quarta e quinta-feira, 19 horas.
Nesta quarta-feira(12) e quinta-feira(13) alunos e professores da Faculdade Madre Thaís (FMT), vão vivenciar atividades diferenciadas para todos os cursos de graduação. É a Semana Integrada, que é organizada pelos docentes e acadêmicos dos cursos da instituição. Com o tema central, “Ciência e Inovação Tecnológica”, os discentes em grupos, coordenados pelos professores, irão tratar de diversas questões direcionadas a essa temática.
Com esse objetivo o Curso de Engenharia Civil, da FMT, está convidando aos profissionais e empresas de engenharia e arquitetura interessados em conhecer o novo Plano Diretor de Ilhéus e a tecnologia do Steel Frame e Wood Frame, para as palestras que serão realizadas no auditório Dr. Cid Gesteira, no térreo da Faculdade. Na quarta-feira(12), às 19 horas, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Ilhéus, Antônio Vieira, vai apresentar a palestra sobre o "Plano Diretor do Município de Ilhéus". Na quinta-feira(13), também às 19 horas, Fábio Mora Ferreira, Sérgio Rodrigues e Reinam Oliveira, diretores das Empresas LP Soluções Construtivas (PR/SC), Smart Sistemas Construtivos Inteligentes(PR/SC), Ecológica Sistemas Construtivos(PR/SC), farão palestra sobre "Construção Energitérmica Sustentável – CES (STEEL FRAME e WOOD FRAME)." 
O professor Carlos Armando Rocha Filho, coordenador do Curso de Engenharia Civil, frisa que o novo Plano Diretor de Ilhéus, foi elaborado a partir de um diagnóstico científico da atual realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade e do município. Apresenta um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infra-estrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município, propostas estas definidas para curto, médio e longo prazos, e que deverão ser aprovadas por lei municipal, daí a importância da participação dos setores envolvidos."
Com relação a Construção Energitérmica Sustentável – CES, o professor Armando explica que "é um tipo de edificação que surgiu na Europa. A característica principal desse tipo de arquitetura é o uso de materiais leves de aço, o Steel Frame, ou de madeira, a Wood Frame, que são unidas por placas estruturais, podendo ser usadas em casas com até cinco pavimentos. A construção se torna rígida e resistente e permite que o acabamento seja feito com qualquer tipo de material, dando ares modernos e bonitos às casas."
- "As edificações do tipo Energitérmica Sustentável apresentam estruturas mais duradouras do que as comuns, suportando ventos de até 300 km/h, além de um excelente isolamento térmico e acústico. Mais uma vantagem é que o tempo da construção de um imóvel energitérmico é menor, pois os materiais já são comercializados de maneira pronta para serem usados, dispensado lixamentos e outros procedimentos que atrasam a obra. Além de reduzir o tempo da obra, as Construções Energitérmicas trazem retorno financeiro em curto prazo para os construtores e apresentam menor custo para o contratante. Isso se deve ao fato de que essas construções não geram desperdícios de materiais, permitindo que o processo de edificação seja fiel ao planejamento financeiro. Uma casa Energitérmica Sustentável custa, em média, 30% menos do que construções convencionais," destaca o professor.
"O Seminário Integrador é aberto a todos interessados e tem na interdisciplinariedade uma maneira de abordagem e tratamento do conhecimento de forma mais abrangente e contextualizada. O trabalho interdisciplinar é desafiador e gerador de conhecimentos para todos os envolvidos, o que significa a articulação de professores e estudantes. As atividades estarão voltadas para promover a criatividade e, principalmente, garantir o aprender, como parte da formação acadêmica e profissional de nossos alunos”, ressalta a diretora Acadêmica da FMT, Tatiana Barcelos.
Vestibular 
Os interessados em se inscrever para o vestibular 2015.1 da Faculdade Madre Thais poderão fazer online, através do site <www.faculdademadrethais.com.br> e presencial, na secretaria da Faculdade, situada na Av. Itabuna, 1491, Ilhéus, ou no Shopping It'Art, situado no calçadão D. Pedro II , Centro das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 (durante a semana, exceto aos domingos) e aos sábados, das 08h00 às 15h00. Para os candidatos que optarem pela utilização do ENEM, a inscrição será, igualmente, no período de segunda-feira(20) a 26 de novembro, mediante apresentação do boletim, constando nota e número de inscrição no ENEM. Serão aplicadas uma prova de Conhecimentos Gerais Contemporâneos e uma prova de Redação, no dia 30 de novembro (domingo), das 9 às 13 horas, na sede da Faculdade. Estão disponibilizadas 700 vagas em turma matutinas e noturnas nos cursos de graduação em Administração, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Logística, Fisioterapia, Gestão Comercial e Gestão em Recursos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário