terça-feira, 23 de dezembro de 2014

CAPES aprova primeiro curso de mestrado na área de saúde da UESC

O curso poderá contribuir para nucleação de novo centro formador de recursos humanos para a docência de ensino superior e para a pesquisa. 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou nesta segunda-feira(22), o curso de Mestradona área de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A proposta denumero 1856/2014 refere-se ao Mestrado Acadêmico na área de Neurologia e terá ocorpo docente composto por 11 professores permanentes para 20 mestrandos.
No parecer a comissão de Área da Medicina II, da Capes declarou ter encontrado subsídios para afirmar que existe apoio institucional suficiente para o êxito daproposta, além de condições de infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades do curso.”A proposta do curso está organizada de forma multidisciplinar direcionadas aos aspectos do processo saúde-doença que estáestruturada e uma área de concentração em Ciências da Saúde e duas linhas de pesquisa Saúde Mental, Álcool e outrasDrogas e Indicadores do processo Saúde-Doença e Agravos. A proposta e a matriz curricular foram consideradas adequada ecom condições de prover uma formação apropriada para os objetivos do curso.”
A reitora Adélia Pinheiro comemorou a conquista afirmando que “a implantação do primeiro mestrado da UESCna área da saúde é resultado da política de qualificação de docentes e apoio à pesquisa, bem como a busca de alcance da meta institucional de oferta de oportunidade de formação em mestrado em todas as grandes áreas de conhecimento. Comemoramos a aprovação obtida e compartilhamos com a comunidade acadêmica, atendendo um antigo anseio da comunidade externa.”
Ocurso foi aprovado com a nota 3 e a comissão de avaliação composta pelos professores Arnaldo Lopes Colombo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Paulo Hilário Saldiva e Aluisio Augusto Cotrim, Universidade de São Paulo (USP); Geraldo Brasileiro Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Marcia Keske-Soares, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); EryvaldoSocratesTabosa do Egito, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Sandra Regina Salvador Ferreira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fundamentou destacando que “aproposta foi elaborada de modo consistente no tocante à justificativa, objetivos e articulação das linhas de pesquisa que asuportam. A matriz curricular proposta é coerente com os objetivos do curso e o corpo docente demonstra forte potencial para aformação de recursos humanos pós-graduados e produção científica qualificada. Acresce-se o fato de que a estruturação docurso poderá contribuir para nucleação de novo centro formador de recursos humanos para a docência de ensino superior epara a pesquisa em área atualmente carente de tal infraestrutura.”
Dirigindo-se aos docentes a professora Rozemere Cardoso de Souza declarou que “a aprovação da nossa proposta de Mestrado em Ciências da Saúde, é o resultado do esforço conjunto em busca do melhor para o Departamento e a Universidade.Agradeço a Deus e a todos os envolvidos! Valeu a confiança e o apoio na realização desse sonho. Com certeza nossa trajetória de implantação e consolidação será de excelência!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário