sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Eventos culturais movimentam a alta temporada em Ilhéus

Até março de 2015, moradores e visitantes participarão de exposições, mostras, oficinas e cursos, além das festas tradicionais.
O aproveitamento do patrimônio histórico, das manifestações culturais e do potencial criativo da população já começou a movimentar a alta estação de Ilhéus. Até março de 2015, moradores e visitantes vão contar com uma série de atividades que envolve exposições, mostras, oficinas e cursos, promovida ou com o apoio, das secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), entre outros setores da prefeitura. No cronograma, estão as tradicionais festas populares, como Iemanjá e Puxada do Mastro de São Sebastião, bem como eventos voltados para disseminar o clima natalino em toda a cidade.
Nesta quinta-feira, dia 4, teve início a oficina ‘Formação de Rede Territorial de Comunicação’, promovida pelo projeto Mostra Identidade Bahia eministrada pela mestranda em Planejamento Territorial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uesb), Milena França, contemplando gestores e profissionais do setor da cultura. A atividade, que ocorre até esta sexta-feira, dia 5, na Casa de Cultura Jorge Amado, tem por objetivo realizar um diagnóstico dos processos, estratégias e instrumentos de comunicação presentes no território; bem como propor a construção de elementos para o debate sobre a democratização da informação e dos meios de comunicação úteis à divulgação e promoção do desenvolvimento sustentável.
Ainda, está aberta à visitação a Mostra Identidade Bahia, também na Casa de Cultura, de segunda a sexta-feira, sempre das 9 às 12 horas e de 14 às 18 horas, e aos sábados pela manhã. A exposição, produzida pela Lima Comunicação e governo do Estado da Bahia, fica em Ilhéus até o próximo dia 17 e está dividida em quatro temas – Paisagem, Cultura, Saberes e Identidade – que apresentam lugares, danças, ofícios e diversos outros elementos da história, tradição e costumes estaduais. A partir do próximo dia 15, terão início os projetos Águia da Cultura e Biblioteca Itinerante. 
E as produções seguem no mês de dezembro. Na quarta-feira, dia 10, a Secult apoia a Palhasseata, em Comemoração ao dia do Palhaço. O evento, promovido pelo grupo de teatro Circo Maktub, vai passar pelas principais ruas do centro da cidade, levando alegrias e brincadeiras aos transeuntes. Já nos próximos, dias 12 e 13 (sexta-feira e sábado), os adeptos do candomblé terão a oportunidade de discutir com especialistas aspectos referentes aos direitos constitucionais dos templos. O projeto Terreiro Legal vai ocorrer no auditório Sosígenes Costa, na Casa de Cultura Jorge Amado. Interessados devem se inscrever na Secult, no período das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Também na sexta-feira, 12, e no sábado, 13, ocorre o seminário sobre turismo e economia criativa, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ainda, agentes da Secult e da Setur estão fazendo parte de duas missões da instituição nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A proposta é adquirir conhecimento sobre o desenvolvimento das atividades turísticas nestas localidades, especificamente, no que se refere ao trabalho com a economia criativa, para a aplicabilidade em projetos locais.
Natal – Nas duas sextas feiras que antecedem o Natal, dias 12 e 19, o ilheense vai poder contemplar o nascimento de Cristo, a partir da apresentação de corais nas escadarias do Palácio Paranaguá. A Cantada de Natal é promovida pela Prefeitura Municipal, através do Gabinete do Prefeito, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), Secult e Setur. Nos dias do evento, serão entoados cânticos religiosos, além de outras canções que se referem à época. 
As atividades culturais da alta temporada ilheense começaram na última semana de novembro, com a apresentação do espetáculo teatral A Conferência,na Tenda Teatro Popular (TPI), produzida pelo OCO Teatro Laboratório, como parte do projeto Verão Cênico. Outra ação foi o lançamento, pela primeira vez fora de Salvador, da revista Boca de Cena, na sexta-feira, dia 28, na Casa de Cultura Jorge Amado. O periódico semestral traz textos, entrevistas, artigos sobre processos criativos, estéticos e éticos com foco nas artes cênicas e no percurso histórico do teatro na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário