terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Primeira turma de Comissários de Voo conclui o curso em Ilhéus

Um importante momento destaca Ilhéus e região na rota de cursos profissionalizantes na área da aviação civil. Após quatro meses de estudos teóricos e práticos, os 28 alunos que integraram a primeira turma do curso de Comissário de Voo - aeromoça - concluem o curso e se preparam para voar mais alto. A mais nova opção de profissionalização oferecida pelo Aeroclube de Ilhéus (ACIL) atraiu jovens de cidades como Itabuna, Itapetinga, Una, Camacã e Ilhéus. 
As aulas foram iniciadas em agosto e, entre as disciplinas ministradas, estão: Meteorologia; Emergências a bordo de aeronaves; Legislação; Aspectos Fisiológicos da Profissão do Aeronauta; Sobrevivência na água, na selva e Combate a Incêndio. De acordo com o presidente do ACIL, Alexandre Reis, "o Comissário de Voo é um agente de segurança dentro da aeronave. A partir do curso, os alunos deverão dar o próximo passo, que é prestar uma prova de conhecimentos na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Após aprovados, já estarão aptos a concorrer a uma vaga de trabalho nas principais companhias aéreas do país. Já existe expectativa de abertura de muitas vagas em todas as empresas a partir de 2015".
O aluno Denilson Figueiredo, que já trabalha como agente de aeroporto em Ilhéus, quando soube da possibilidade de fazer as aulas na cidade onde mora, não hesitou. "Tenho uma história com a aviação e sempre tive vontade de fazer parte da tripulação da companhia na qual trabalho. Fazer parte dessa primeira turma deu a oportunidade de ver de perto o crescimento do curso", comenta. Já a aluna Ana Carla Pessoa conta que o curso chegou no momento importante de decisões profissionais, quando ela tinha finalizado o ensino médio: "sonhava em ser aeromoça e agora já dei o primeiro passo. Comecei as aulas com um friozinho na barriga, mas hoje estou muito mais segura, já vislumbrando um futuro próximo nos céus do Brasil e do mundo".
A coordenadora pedagógica do curso, Andréia Borges de Azevedo, que tem no currículo a experiência de 17 anos como comissária, explica que para ser um profissional de bordo é imprescindível gostar de pessoas e ter prazer em se relacionar e atender. "Diferente da maioria das outras profissões, o comissário não precisa ter experiência anterior, o que acaba se tornando um facilitador para jovens que estão em busca de uma atividade profissional. Saber outro idioma também não é obrigatário em algumas companhias aéreas, mas é um diferencial para este profissional de aviação", esclarece a coordenadora.
Sobre o Aeroclube
Fundado em 1942, o Aeroclube de Ilhéus é uma instituição sem fins lucrativos, vista como uma das melhores escolas de aviação civil da Bahia, pela localização estratégica. Possui tradição na formação de pilotos e instrutores de voo. O curso de Comissário, o mais novo da instituição, foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), através da Portaria Nº 1405/SPO, de 13 de junho de 2014 e está com matrículas abertas para nova turma do curso. Futuros pilotos também já podem se preparar para iniciar a carreira em 2015. O Aeroclube está localizado dentro do Aeroporto Jorge Amado, no bairro do Pontal, em Ilhéus. Para maiores informações, ligue: (73) 8834-0659 e 3086-3860.

Nenhum comentário:

Postar um comentário