sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Projeto Terreiro Legal discute liberdade de crença e de religião em Ilhéus

A iniciativa ocorre nos próximos dias 12 e 13, no auditório Sosígenes Costa, no anexo da Casa de Cultura Jorge Amado.
Sacerdotes, interessados e praticantes das religiões afro-brasileiras de Ilhéus terão a oportunidade de discutir sobre importantes aspectos relacionados ao livre exercício do direito à liberdade de crença e de religião com especialistas, na área. Através da parceria entre a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), e a Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (Secult), será realizado na sexta-feira, dia 12 (das 15 às 18 horas), e sábado, 13 (9 às 12 horas), no auditório Sosígenes Costa, no anexo da Casa de Cultura Jorge Amado, centro, o projeto Terreiro Legal.
A iniciativa, realizada pela primeira vez na Bahia, já ocorreu no Rio de Janeiro, de onde virão os dois responsáveis pela capacitação. Interessados em participar devem efetuar a inscrição gratuitamente na Secult (Rua Jorge Amado, 21, Centro), em dias úteis até a quinta-feira, 11, nos períodos das 9 às 12 horas e de 14 às 18 horas. Estão disponíveis 50 vagas, que corresponde à capacidade máxima do local de realização do evento, e os participantes receberão certificado. 
O projeto tem a proposta de realizar dois encontros com a finalidade de informar as lideranças de terreiros sobre doutrina, legislação e direitos. O evento também contará com uma mesa de negociação sobre os direitos garantidos pela legislação brasileira e internacional, para que as pessoas pertencentes às comunidades de terreiro possam exercitar e defender a cidadania, assim como combater as diversas formas de intolerância e discriminação da população de Terreiros. O projeto conta com a participação de lideranças de terreiros, juízes, Ministério Público, OAB, defensoria pública, autoridades policiais, entre outros.
Além de informar sobre direitos e deveres da comunidade, o evento pretende também sensibilizar os representantes das carreiras jurídicas, públicas ou privadas, bem como os gestores da administração pública, para os direitos das pessoas que pertencem às Comunidades de Terreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário