quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Julgamento do mensalão: maioria do STF não vê quadrilha e livra Dirceu do regime fechado

Com os votos de mais dois ministros, o STF derrubou a condenação pelo crime de formação de quadrilha aplicada a oito réus do processo do mensalão
Com os votos de mais dois ministros dados nesta quinta-feira, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a condenação pelo crime de formação de quadrilha aplicada a oito réus do processo do mensalão. Teori Zavascki e Rosa Weber se juntaram aos votos já proferidos ontem, de Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, e tiraram então condenados como o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares do regime fechado.
Zavascki iniciou seu voto defendendo que os ministros não precisavam se ater ao que foi decidido na condenação por quadrilha em 2012. Segundo o ministro, trata-se de um novo julgamento. "Em face da ampla devolutibilidade e propiciada pelos embargos infringentes, nada impede que o tribunal promova novo juízo sobre pena aplicada ou reforme o acórdão recorrido", disse Zavascki.
O ministro citou, em seguida, jurisprudência em que, quando os magistrados decidem pela prescrição de uma punição, esse debate é preliminar e não é preciso nem levar adiante a discussão sobre o mérito do caso. Foi essa a ideia defendida por Luís Roberto Barroso ontem. Para os ministros, então, a discussão não seria sobre absolvição ou não, mas sobre o não mais cabimento da condenação por conta da prescrição do crime.

Mulher faz sucesso com vídeos de 'orgasmo cerebral'

Maria conversa com espectadores sussurrando; sensação causaria estímulos na cabeça e no couro cabeludo.


Canal de vídeos da americana Maria no YouTube possui 50 milhões de vizualizações (Foto: BBC)
Com 50 milhões de visualizações, o canal da americana Maria no YouTube, o "Gentle Whispering", ou "Sussurros Gentis", é um sucesso. Ela faz vídeos em que conversa com os espectadores por meio de sussurros.
Para muita gente, a voz de Maria é irritante. Mas para muitas outras, o som causa uma sensação prazerosa na cabeça e no couro cabeludo.
O estímulo tem nome científico: Resposta Sensorial Meridiana Autônoma, ou ASMR, na sigla em inglês. Mas é mais conhecido como "orgasmo cerebral".

Grupo armado explode banco na cidade de Pitiriba, na Bahia

Agência ficou completamente destruída.
Um grupo armado explodiu o Banco do Brasil, localizado no centro da cidade de Piritiba, na Bahia, na madrugada desta quinta-feira (27), segundo informações da polícia. De acordo com o órgão, o crime aconteceu por volta das 3h. Ninguém ficou ferido.
A polícia informou que o mesmo banco já foi alvo de criminosos em 2013 quando um grupo entrou no local e assaltou clientes. Na ação desta quinta-feira, não há informações se suspeitos conseguiram levar dinheiro. Agência ficou completamente destruída.
Segundo dados levantados pelo Sindicato dos Bancários foram realizados 16 ataques a banco na Bahia desde o início do ano.

Grupo armado explode banco na cidade de Pau Brasil




Grupo armado chegou em caminhonete e explodiu cofre de agência bancária. A agência  ficou totalmente destruída

Um grupo de cinco suspeitos fortemente armados invadiu uma agência bancária por volta das 0h30 desta quarta-feira (26), no município de Pau Brasil na Bahia. Segundo a polícia, o grupo chegou em uma caminhonete com placa de Belo Horizonte e explodiram o cofre da agência.
A polícia chegou ao local pouco tempo depois, mas os suspeitos já tinham fugido. Na ação o grupo deixou cair na agência um rádio comunicador, que a polícia acredita que era usado para manter contato com outra parte do grupo.
Após a ação, o fogo tomou conta da agência e foi controlado por populares com a ajuda da Polícia Militar, já que o Corpo de Bombeiros mais próximo fica na cidade de Itabuna, há 110 km de distância do local do crime.
Não há informações sobre a quantidade levada. Durante a invasão ninguém ficou ferido. A polícia mantém a investigação do caso e faz busca por suspeitos.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ilhéus terá Carnaval com atrações locais


Sem verba para contratação de grandes nomes da música, o prefeito Jabes Ribeiro decidiu manter a tradição da festa, buscando apoio para a realização de shows durante o Carnaval e oferecendo a infraestrutura necessária à segurança dos foliões.
Em razão da grave situação financeira do município e de ainda estar em vigor a situação de emergência provocada pelas fortes chuvas de novembro, o prefeito Jabes Ribeiro decidiu não investir recursos municipais na realização de uma grande festa de Carnaval. Mas, levando em conta a tradição dos ilheenses em relação aos festejos do Rei Momo, a Prefeitura vai montar uma estrutura para que os moradores e visitantes possam se divertir, contratando apenas atrações locais. Esta parte oficial da festa vai acontecer do sábado, dia 1º, a terça-feira, dia 4, sempre das 19 às 2 horas.

Entidades discutem atendimento de urgência e emergência nos hospitais de Ilhéus

O encontro ocorre na próxima segunda-feira, dia 21, com a participação de representantes dos hospitais e maternidade de Ilhéus e dos municípios que pactuaram serviços de saúde na rede local. A Prefeitura Municipal mantém o pagamento de contrato mensal para garantir o funcionamento do serviço 24 horas. 
Com a presença de representante do Ministério Público, será realizada uma reunião, na próxima sexta-feira, dia 21, às 9 horas, no auditório da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com o objetivo de discutir assuntos vinculados ao atendimento de urgência e emergência nos hospitais e maternidade de Ilhéus. De acordo com informação do secretário de Saúde do Município, José Antônio Ocké, o encontro contará com a presença de secretários de municípios da região que pactuaram serviços com a rede de saúde local.

Não carecemos de uma lei assim

"Diante da lamentável morte do cinegrafista Santiago e da proximidade da Copa, o Senado Federal, com o apoio das forças de sustentação do atual governo, tem contribuído para estimular um pânico irracional ao propor a criação de mais um mostrengo autoritário: uma lei que tipifique o crime de terrorismo", escreve José Carlos Moreira da Silva Filho, professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, em artigo publicado no jornal Zero Hora.
Eis o artigo.aa

Brasileiros amordaçados: sindicalistas protestam contra lei antimanifestação

Andrea Jubé e Cristiano Zaia, - Sindicalistas da Força Sindical e de outras centrais sindicais fizeram pressão, ontem, no Congresso Nacional, contra a aprovação do projeto de lei que tipifica o crime de terrorismo e vem sendo chamado de lei antimanifestação, por prever penas criminais de até 30 anos para atos de violência em protestos de rua.
Em reunião com os presidentes da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), os sindicatos foram enfáticos ao dizer que não apoiarão a proposta. O temor é que lei iniba as passeatas e marchas que os trabalhadores costumam fazer em São Paulo e Brasília.
A reação dos sindicalistas ao projeto de lei, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RN) e que está na pauta de votação no plenário do Senado, acontece em meio à repercussão da morte, no dia 6, do cinegrafista Santiago Andrade, 49, da Rede Bandeirantes, em um protesto de rua. Andrade foi atingido por um rojão quando registrava imagens de uma manifestação contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro.

Obras da Copa visam mais à estética do que a benefícios para a população



 Entrevista especial com Anna Galeb(advogada, formada em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Curitiba, e membro do Comitê da Copa de Curitiba.) - “Algumas das obras realizadas para a Copa são pouco necessárias e não trazem benefícios diretos para a população”, aponta a integrante do Comitê Popular da Copa de Curitiba.
A poucos meses de iniciar a Copa do Mundo, o Comitê Popular da Copa de Curitiba elaborou um relatório em que são denunciados oito casos de violações cometidas no financiamento das obras relacionadas ao evento. De acordo com Anna Galeb, advogada e integrante do Comitê, entre as denúncias de irregularidades está o caso de uso de dinheiro público na reforma da Arena da Baixada e a desapropriação de 300 famílias por causa da construção da terceira pista do aeroporto Afonso Pena.
Em entrevista concedida à IHU On-Line, por telefone, a advogada esclarece que, apesar de a obra na pista do aeroporto não estar mais prevista para ser concluída até aCopa, ela foi ocasionada por conta do evento. “Se não fosse o evento, ela não teria saído do papel. Mas por causa dos prazos e do financiamento, esta obra está adiada e ainda tem prazo para recomeçar”, assinala. E critica: “Sabemos que foram prometidas obras de mobilidade urbana para melhorar a qualidade do transporte e do fluxo na cidade, porém muitas delas não deixam benefícios para a cidade; são obras mais estéticas, como foi o caso da Ponte Estaiada, uma obra que deveria ter sido feita com um custo bem menor e com a mesma eficiência, mas que foi modificada para atender algumas construtoras e o próprio interesse da cidade de ter um cartão-postal que, na verdade, não serve para muita coisa”.
Na tarde de anteontem, dia em que uma comissão da Fifa esteve em Curitiba para avaliar a possibilidade de realizar os jogos do mundial na cidade, o Comitê Popular da Copa de Curitiba protocolou, no Ministério Público, o relatórioCopa do Mundo e Violações de Direitos Humanos em Curitiba e realizou uma manifestação para denunciar irregularidades e violações cometidas no contexto de preparação para o evento.
Confira a entrevista.

Microempreendedores individuais do sul da Bahia são geradores de mais de R$ 6 milhões em impostos

Renata Smith - A dona-de-casa Maria Eugênia Sertório trabalhava na informalidade como sacoleira, em Itabuna, no sul do Estado. Apesar da insistência, o negócio nunca foi muito adiante, por causa do alto índice de inadimplência. Para complementar a renda, arranjava um tempinho na agenda para exercer outra atividade que sempre foi a sua grande paixão: a de cabeleireira. Os prejuízos acumulados com a venda de confecções de porta em porta a levaram a tomar uma difícil decisão quatro anos atrás: optar pelo fim do negócio.
A partir do ano 2010, ela se formalizou como Microempreendedora Individual (MEI) e transformou o que até então era “um bico”, uma pequena ajuda para pagar algumas contas, no seu negócio mais lucrativo.O salão de beleza que funciona na garagem da própria casa, no bairro de Fátima, passou a atender de forma mais profissional à clientela que antes só era agendada para as horas vagas.

Livro traz história, cultura e turismo do Pontal

Na obra, é possível encontrar histórias que vão desde a chegada dos marinheiros, por volta de 1870, até os dias de hoje, passando por histórias sobre nomes de ruas, praças, casas noturnas e restaurantes, com contos muitas vezes vivenciados pelo próprio autor.

Encontra-se em fase final de produção, na editora, o livro ‘Pontal, entre o agora e o passado’, produzido pelo aerofotógrafo e cartógrafo José Rezende Mendonça, que busca resgatar e principalmente eternizar a história de um dos bairros mais tradicionais do município de Ilhéus. Na obra, é possível encontrar histórias que vão desde a chegada dos marinheiros, por volta de 1870, até os dias de hoje, passando por histórias sobre os nomes de ruas, praças, casas noturnas e restaurantes, com contos muitas vezes vivenciados pelo próprio autor.


Segundo José Resende, o livro traz uma linguagem popular e simples. “Se eu usasse uma linguagem literária, as pessoas de idade, pessoas comuns que são os principais alvos do livro, poderiam ter dificuldades para entender, por isso uso uma linguagem bem simples, como se eu estivesse conversando com a pessoa, algo bem natural” relata Mendonça.

Alunos da Faculdade Madre Thaís doam sangue ao Banco de Sangue de Ilhéus

Estudantes da Faculdade Madre Thaís - FMT, fazem o trote solidário com doação de sangue para o Banco de Sangue de Ilhéus. A coleta está sendo feita no próprio Banco de Sangue, localizado na rua Dom Manoel de Paiva (antiga Ladeira do Café).
Para doar sangue a pessoa deve ter mais de 18 anos e pesar acima de 53 quilos. Os menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis e idosos até os 69 anos.
A iniciativa em incentivar calouros, veteranos, professores e funcionários a doarem sangue é da própria FMT com o objetivo de aumentar o estoque de bolsas possibilitando o abastecimento dos hospitais de Ilhéus e de outros municípios, principalmente no período de carnaval, quando a demanda aumenta significativamente.
Uma equipe do Banco de Sangue orientará os interessados em doar e contribuir para reposição do estoque de sangue. "Cada doação é um ato respeito ao próximo, que pode ajudar a salvar vidas. É um exemplo, uma atitude que mostra o envolvimento comunitário dos estudantes da Faculdade Madre Thaís", diz Isidoro Gesteira, presidente da Sociedade mantenedora da Faculdade.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Mulheres curadoras


por Mani Alvarez - Erveiras, raizeiras, benzedeiras, mulheres sábias que por muito tempo andaram sumidas, ou até mesmo escondidas. Hoje retornam com um diploma de pós-graduação nas mãos e um sorriso maroto nos lábios. Seu saber mudou de nome. Chamam de terapia alternativa, medicina vibracional, fitoterapia, práticas complementares…são reconhecidas e respeitadas, tem seus consultórios e fazem palestras.
As mulheres curadoras fazem parte de um antigo arquétipo da humanidade. Em todas as lendas e mitos, quando há alguém doente ou com dores, sempre aparece uma mulher idosa para oferecer um chazinho, fazer uma compressa, dar um conselho sábio. Na verdade, a mulher idosa é um arquétipo da ‘curadora’, também chamada nos mitos de Grande Mãe.

Por que as pessoas temem tanto as ameaças cósmicas?



Por que as pessoas temem os asteroides, corpos interestelares que cortam o Universo em eterna viagem solitária? O que os assusta? A ameaça oculta, que por enquanto não podemos enfrentar, ou as próprias ideias sobre a efemeridade da vida, que lembra a impotência diante da morte?
A psicóloga Irina Lukianova ajudou a Voz da Rússia a entender as causas da histeria em massa em torno de meteoritos e asteroides. Por exemplo, por que fez tanto barulho o meteorito de Chebarkul, caído em 15 de fevereiro de 2013 na região de Chelyabinsk.

Apenas três dias nos separam do fim do mundo

De acordo com as profecias dos antigos viquingues, o apocalipse vai chegar no dia 22 de fevereiro.
Foto: RIA Novosti
Os viquingues denominam o evento do Ragnarok. O deus Odin será morto pelo lobo gigante Fenris, o que irá acarretar a morte dos outros deuses, após o qual o mundo se sumirá nas trevas.
Um dos sintomas do fim do mundo deverá ser “um desaparecimento das fronteiras”. Estudiosos associam esta profecia ao início da era da Internet. Além disso, “uma gigantesca serpente Jormungand deverá emergir das profundezas abissais do mar” – este sinal é vinculado com a aparição de espécies extraordinariamente grandes de peixe-remo (Regalecidae) perto das costas da Califórnia.
No entanto, o que dá certo otimismo é que dois seres humanos irão sobreviver dando origem a uma nova civilização.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Mulher descobre que estava sendo traída e arranca pedaço de pele tatuada

Mulher ficou decepcionada ao perceber que estava sendo enganada e enviou pedaço de pele para o ex em um pote de vidro
Uma jovem britânica de 26 anos tomou uma atitude radical ao descobrir que estava sendo traída. Torz Reunolds, que tinha uma tatuagem com o nome do namorado, descobriu que estava sendo traída e resolveu tirar o desenho do corpo.
De acordo com o jornal Daily Mail, irritada com a atitude do amado, Torz arrancou o pedaço da pele em que estava o nome do namorado e mostrou o ato de coragem no Facebook. Após publicar a foto, a britânica colocou o pedaço da pele em um pote de vidro e mandou para o ex, que mantinha um romance extraconjugal há seis meses. “Não posso imaginar qual foi a reação dele. Queria ter estado lá para ver”, disse ela.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Bairro Criativo em Ilhéus terá Festival Gastronômico com sabores “da mata ao mar”

A iniciativa vai acontecer no período de 12 a 22 de junho e integra um projeto construído pelos próprios moradores para transformar o Pontal no primeiro Bairro Criativo do interior da Bahia
Renata Smith - De representante comercial de uma montadora de computadores, no Pólo de Informática de Ilhéus, o dono de um badalado point de venda de petiscos, no bairro do Pontal, na zona sul da cidade, Ayone Badaró Filho, o Bada, deu uma guinada de 180 graus no seu cotidiano. Conhecido entre os amigos mais próximos como “bom de cozinha”, ele resolveu transformar a diversão de final de semana em negócio. Há sete meses, montou o Petiscos do Bada, com um menu de 21 diferentes opções de pratos de filé, codorna, picanha, moelas, carne do sol e até sardinha. O boteco tornou-se um dos locais favoritos para se bater um bom papo, tomar uma cerveja gelada e degustar os petiscos.

Mulher é presa após quebra-quebra por namorado recusar sexo



Ashley Marie Prenovost fez quebra-quebra após namorado se recusar a fazer sexo com ela
(Foto: Divulgação/Maricopa County Sheriff's Office)
A americana Ashley Marie Prenovost, de 24 anos, foi presa em Glendale, no estado do Arizona (EUA), após fazer um quebra-quebra em sua própria casa quando seu namorado se recusou a manter relações sexuais com ela.
De acordo com informações da polícia, Ashley retornou a casa pela manhã completamente embriagada, tirou a roupa e exigiu que o parceiro fizesse sexo com ela.
O homem teria recusado a relação visto o avançado estado de embriaguez da mulher.

Itabuna receberá profissionais do programa Mais Médicos

A Secretaria da Saúde de Itabuna vai receber dois médicos do programa Mais Médicos para reforçar o atendimento à população nas Unidades de Saúde da Família ou para serem incorporados a uma nova equipe de atendimento, decisão que será tomada de acordo de com a necessidade. A habilitação do município ao programa do governo federal foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, dia 12, após cadastramento feito ano passado.
O secretário municipal da Saúde, Plínio Adry, afirma que aguarda os encaminhamentos do Ministério da Saúde para receber os profissionais. “Será um reforço importante”, disse. O programa Mais Médicos visa a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único da Saúde – SUS, levando mais médicos para regiões do país onde há escassez e ausência destes profissionais.

Dilma Rousseff assina decreto que autoriza ação do Exército no sul da BA


Cerca de 700 Militares desembarcaram no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus e aguardavam autorização para iniciar ações de reforço na região.

A presidente Dilma Rousseff assinou o decreto que autoriza o Exército a atuar na região de Buerarema, no sul da Bahia, onde produtores rurais e índios estão em conflito por causa da disputa de terras. Nesta sexta-feira (14), o Exército está reunido para definir as estratégias de trabalho. O decreto foi assinado na noite de quinta-feira (13).
Cerca de 700 soldados desembarcaram essa semana na região e aguardavam a assinatura do decreto para começar as ações de reforço de segurança, que já está sendo feita por homens da Força Nacional. Ainda na manhã desta sexta, a Polícia Rodoviária Federal informou que também deslocou mais homens para área de conflito. Eles vão atuar evitando o bloqueio das rodovias.
Reforço

Pequenos produtores entregam pauta de reivindicações à Força Nacional


A Associação de Pequenos Agricultores dos Municípios de Ilhéus, Una, Buerarema e São José, região que vive em conflito desde que foi iniciado o processo de demarcações de terras, entregou nesta quarta-feira (13) uma pauta de reivindicações à Força Nacional solicitando soluções para o clima de guerra que se instalou no Sul da Bahia com as constantes invasões de terras por parte de supostos índios Tupinambá. 
O documento foi entregue durante reunião realizada na Associação Comercial de Ilhéus, contando com a participação da deputada estadual Ângela Sousa, do coordenador chefe da Polícia Rodoviária Federal nessa operação, Inspetor Marcelo Carvalho, do coordenador de operações da Força Nacional, Major Moura, além de representantes do Ministério da Justiça, da Associação Comercial e CDL de Itabuna, das prefeituras de Buerarema e Una, além de vereadores de Ilhéus e Buerarema. 

Qualidade da educação superior e desenvolvimento profissional docente e tema da aula inaugural da UESC



Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC vai iniciar suas atividades letivas referentes ao primeiro semestre de 2014 nesta segunda-feira(17), conforme o calendário acadêmico vigente. 
A reitora da UESC Adélia Pinheiro, está convidando comunidade Acadêmica e a sociedade é geral para assistirem a Aula Magna que será apresentada pela professora/doutora Maria Isabel da Cunha, com o tema "Qualidade da Educação Superior e Desenvolvimento Profissional Docente"
Além dos estudantes veteranos, a Instituição vai recepcionar os calouros de diversos cursos que ingressam nesse semestre. Os novos estudantes vão participar de uma programação especial " a Calourada Acadêmica 2014.1," cujas atividades estão sob a responsabilidade do colegiado dos respectivos cursos.
Trotes
A Pró-Reitoria de Graduação lembra aos estudantes à proibição da prática de "trotes" para recepcionar os calouros, conforme a Resolução Nº 05/2008, aprovada pelo CONSU - Conselho Universitário, em 30 de setembro de 2008. 
De acordo com a Resolução, “estão proibidos trotes que utilizarem práticas/condutas, elementos ou substâncias, gêneros alimentícios ou não, em especial os podres ou deteriorados, dejetos de animais ou humanos, bebidas alcoólicas e quaisquer substâncias ou elementos repugnantes ou malcheirosos, que possam constranger ou causar danos à saúde e à integridade física a quem quer que seja”. 
Também estão proibidos atos que possam configurar coação moral ou física aos que participam ou sejam submetidos ao "trote", assim como atitudes que causem "constrangimento de qualquer forma a quem quer que seja, com violação de liberdade individual e integridade moral". A Resolução proíbe ainda, atos que acarretem danos ao Patrimônio da Universidade ou perturbem a ordem no campus Professor Soane Nazaré de Andrade.

Produtores da região de conflito se reúnem com autoridades na Associação Comercial de Ilhéus



Autoridades do setor de segurança pública e pequenos produtores rurais das cidades de Ilhéus, Una e Buerarema se reuniram na Associação Comercial de Ilhéus para discutir a situação envolvendo supostos índios e produtores rurais na região principalmente na cidade de Buerarema.
A iniciativa de promover a reunião partiu da associação dos pequenos produtores rurais, através do presidente Abiel da Silva Santos, em consequencia "da falda de segurança em todos os aspectos, principalmente garantias jurídica. O assassinato do presidente do assentamento Ipiranga, Juraci José dos Santos Santana, na madrugada da última segunda-feira, e a falta de respeito as medidas judiciais de reintegração do posse por parte dos invasores.
O vereador no município de Ilhéus, Cosme Araújo, disse que vai pedir uma sessão especial na Câmara para discutir a situação, acrescentando que a crise, além de social, já está afetando a situação econômica dos municípios envolvidos.

Conflitos, saques, invasões a propriedade, assassinatos com supostos índios podem fazer de Buerarema uma cidade fantasma no sul da Bahia

Buerarema Cidade Fantasma
A situação continua tensa em Buerarema, na região sul da Bahia, depois do enterro do agricultor Juracy dos Santos Santana, morto na última segunda-feira (10). Moradores da cidade começam a deixar o local com medo dos conflitos e da violência por causa da disputa de terras.
Na manhã desta quinta-feira(13), uma dona de casa foi embora para Santa Catarina, onde o marido já a espera.
“Por conta de falta de trabalho na cidade. Por conta dessa guerra que está acontecendo que não tem trabalho. Tenho muito medo. Ontem mesmo minhas crianças ficaram apavoradas para dormir”, disse Monique Azevedo.

Depoimento de Caio,suspeito de acender rojão que matou cinegrafista, culpa Raposo e acusa partidos de aliciar jovens e distribuem quentinhas



Caio Silva de Souza na Cidade da Polícia Foto: Thiago Lontra / Extra
A repórter Carolina Heringer teve acesso, com exclusividade, ao depoimento que Caio Silva de Souza prestou a policiais da 17ª DP (São Cristóvão) e a agentes da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) quando já estava preso no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, nesta quarta-feira. O rapaz - suspeito de acender o rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade - responsabiliza o tatuador Fábio Raposo por ter acendido o explosivo. Ele admite ter estado na Central do Brasil no dia em que Santiago foi atingido. E diz, ainda, que o verdadeiro alvo do explosivo eram um policiais. "Colocou o arteartefato voltado na direção dos PMs", diz um trecho do documento.
Caio disse que Fábio o atiçou para disparar o rojão, dizendo “Solta, solta...”, no momento em que entregou a ele o artefato e que o tatuador disse ainda “Acende aí”. Mas, segundo a versão de Caio, quem acendeu o explosivo foi o próprio Fábio. Caio teria apenas segurado o artefato e o colocado no chão já aceso. O rapaz alega ainda ter achado que o explosivo era um sinalizador. Mais cedo, em entrevista à TV Globo, ele havia dito que tinha confundido o rojão com um "cabeção de nego" e havia acendido o explosivo.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Porno-Desperdício: Copa do Mundo da África do Sul, Johannesburgo, era o lugar perfeito para não estar

Agência Pública - A repórter Laura Capriglione mostra o que a Fifa e o governo africano varreram pra baixo do tapete durante a Copa da África do Sul. Durante a Copa do Mundo da África do Sul, o centro do Johannesburgo era o lugar perfeito para não estar. Naquele junho de 2010, guias turísticos faziam questão de advertir: “À noite, não vá!”
O normal ali é a polícia se retirar assim que o sol se põe e o comércio baixa as portas. Sem lei, os quarteirões ficam, então, entregues ao submundo do tráfico, a usuários em busca de droga, aos loucos, aos sem-teto, aos refugiados de tantos países africanos.
Naquele mês, não. O que não faltava era polícia. Vai que um turista desavisado resolvesse dar um rolé pelas ruas…
Como repórter cobrindo a Copa do Mundo, eu tinha sido convidada com outros colegas pelo bispo da Igreja Metodista Sul-Africana, Paul Verryn, a conhecer uma situação que julguei impossível de ver exposta aos olhos da mídia de todo o mundo, em uma cidade-sede da Copa do Mundo.
Nem havíamos bem estacionado o carro, quando duas viaturas aproximaram-se ansiosas. De dentro de uma delas, saiu o sargento Nzama Ngobeni que foi logo advertindo: “Eu, se fosse você, não entraria aí. Tudo pode acontecer em um lugar como esse”. Fomos.

Governador Jaques Wagner autoriza início das obras do novo aeroporto de Conquista

O governador Jaques Wagner assina, nesta quinta-feira (13), a autorização para início das obras de construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O ato, com a presença do ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, será às 10h, no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae) - Avenida Bartolomeu de Gusmão, S/N, Centro.
O projeto prevê a construção de uma pista de 2.300 metros, pátio de aeronaves, pista de taxiamento, subestação elétrica, entre outros itens. A proposta vencedora da licitação realizada pelo Governo da Bahia foi a do consórcio formado pelas empresas Top Engenharia e Paviservice Serviços de Pavimentação, no valor de R$ 55,5 milhões, menor preço entre os concorrentes.

Para proteger a Copa da Fifa Senadores provocam pânico generalizado

"Aparentemente, a razão desta lei é incutir o terror entre cidadãos brasileiros, a fim de evitar manifestações de massa durante a Copa do Mundo". O comentário é de Deisy Ventura, professora de Direito Internacional e Livre-Docente do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) sobre a Lei Antiterror em artigo publicado pelo portal Saúde Global, 12-02-2014.
Segundo ela, "no Brasil de hoje, há uma geração a ser eliminada, menos por divergências políticas irreconciliáveis, e mais porque ela é inoportuna. Calhou de ser a Copa, e num evento de tal magnitude econômica para algumas empresas, inclusive de comunicação, uma acusação de homicídio não basta. É preciso a desonra e um tanto de exceção. De todos os erros dos que caíram de amores pelo poder, que observo com grande pesar, esta lei anti-terrorismo é que revela com maior profundidade a inanição política em que se encontra o nosso país".
Eis o artigo.

Faculdade Madre Thaís entrega novos enfermeiros à sociedade


"A equipe de diretores, professores, servidores da Faculdade Madre Thaís-FMT está certa de que, além do seu bom desempenho como Instituição de Ensino Superior junto ao MEC, tem vivenciado com responsabilidade e competência os seus ideais e missão na proposição e desafio da construção de conhecimentos e formação de profissionais de enfermagem à altura do que demandam as exigências do mercado nacional."
Com esse é o sentimento do Diretor Geral, Dr. Eusinio Lavigne Gesteira, presidiu a solenidade de formatura do curso de enfermagem 2013.2, no ultimo dia 7, no auditório central do Instituto Nossa Senhora da Piedade. "A FMT fez parte da vida de vocês nestes quatro anos e não tem dúvida de que continuará fazendo parte de suas vidas, enquanto pessoas e profissionais capacitados para suprir as necessidades do mercado de trabalho, pautados por valores éticos e morais." frisou a diretora Acadêmica, Professora/Msc Tatiana Barcelos. 
A Coordenadora, do curso, a Enfermeira Sonilda Mello, parabenizou aos formandos "pelas conquistas e vitórias e que, sob a égide do Código de Ética da Enfermagem, trilhem e marquem seus caminhos no exercício competente de suas profissões na interação humanizada com seus clientes e pacientes, resgatando valores nas promoção e no restabelecer da saúde."
Participaram da mesa da cerimônia de colação de grau, o diretor geral da FMT, Dr. Eusínio Lavigne; a Diretora Acadêmica, Prof/Msc Tatiana Almeida Rocha Barcelos; a Prof/Msc, Sonilda Mello, Coordenadora do Curso; Dra Thayane Mara Reis da Encarnação, paraninfa da turma; Cosme Araujo, Patrono da turma e vereador municipal e a Sra. Roberta Nascimento, secretária Acadêmica.
Receberam o grau de Bacharéis em Enfermagem Aline Bonfim da Silva Dias, Carla dos Santos Souza, Carolina Martins Mendonça, Claudia Sueli dos Santos, Emillian Epifânio de Jesus Santos, Érika Reis Azevedo, Jéssica Barreto Santana Costa, Laiana Barbosa Blohem, Laurena Silva Santos, Marcos Andrade Silveira, Rute Pereira dos Santos, Shauana Santos Silva e Thaís Barreto Machado.

Azedou: maior produtor de suco de laranja do mundo abre fogo contra governo Dilma

Mais um grupo empresarial de peso abre fogo contra o governo Dilma Rousseff nos bastidores: o Cutrale, maior produtor de suco de laranja do mundo. O conglomerado está prestes a ser "despejado" de um terminal do porto de Santos por onde exporta parte de sua produção. Pediu prorrogação de dois anos no contrato. Não foi atendido.
A família Cutrale já procurou integrantes do PT e interlocutores de Lula para dizer que está com estoques de sucos abarrotados, prestes a demitir pessoas e a cortar a compra de laranjas. No mercado se fala na possibilidade de prejuízo de até US$ 200 milhões por ano. O governo foi avisado, mas não cedeu.
O plano da presidente Dilma Rousseff era fazer a licitação para a concessão de portos em 2013, mas o TCU (Tribunal de Contas da União) barrou até agora o processo. A Cutrale

Mais 190 classificados em concurso público são convocados pela Embasa

 Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou na edição do Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (12), dois editais convocando mais 190 candidatos classificados no último concurso público. Eles serão lotados em Salvador e unidades regionais de Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Itamaraju, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.

No país da Copa da Fifa pacientes são atendidos no chão na emergência de hospital

RIO — Pacientes atendidos no chão e até na bancada dos armários. As cenas registradas por profissionais de saúde do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, foram enviadas ao Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj). As imagens feitas na sala vermelha da emergência, no último dia 03, segundo o presidente da entidade, Sidnei Ferreira, mostram um problema que tem sido frequente na unidade: a superlotação. Segundo Ferreira, a situação é agravada com a falta de recursos humanos. Para os médicos, a emergência deveria ser referenciada — fechar a porta de entrada — até que o deficit de pessoal seja suprido.
De acordo com um profissional de saúde, que pediu para não ser identificado, a sala vermelha da emergência — que recebe pessoas graves — tem capacidade para atender de 10 a 12 pacientes. No entanto, não é raro as vezes que o lugar abriga de 25 a 30 doentes. Segundo ele, os casos de pacientes deitados no chão são de pessoas que sofreram uma parada cardíaca ou estavam com a pressão muito baixa. Elas precisavam ser atendidas deitadas, mas não havia leitos disponíveis. Segundo os médicos, a emergência ficou ainda mais sobrecarregada após a desativação de 12 leitos de clínica médica pela falta de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Segundo Advogado Jonas Tadeu,Jovens pobres recebem R$ 150 por protesto para fazer vandalismo


O advogado Jonas Tadeu Neves na 17ª DP, Bruno Gonzalez / Agência O Globo
RIO - O advogado Jonas Tadeu, que defende Caio Souza e Fábio Raposo, indiciados pela morte do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, disse que jovens pobres recebem R$ 150 por cada manifestação, para praticar atos de vandalismo. De acordo com o advogado, em entrevista à GloboNews, ônibus iam buscar esses rapazes. Jonas Tadeu também afirmou que há partidos políticos envolvidos no esquema de financiamento. No entanto, o advogado não deu mais detalhes nem disse a fonte da informação, mas acrescentou que há um esquema de pirâmide e que os pagamentos eram feitos por ativistas.
— Quando esses jovens chegam às manifestações, têm outras pessoas que entregam rojões, máscaras e equipamentos.

Caio Silva de Souza confirma em entrevista que acendeu rojão que matou cinegrafista Santiago Andrade

Mas para a Polícia ele manteve silêncio sobre o crime


RIO - Caio Silva de Souza, suspeito de acender o rojão que matou o cinegrafista da Rede Bandeirantes Santiago Ilídio de Andrade, confirmou em entrevista ao telejornal RJTV, da TV Globo, que acendeu o artefato. Ele disse, no entanto, que não sabia que se tratava de um rojão, mas de um 'cabeção- de-nego':

- Acendi sim. Nem sabia que aquilo era um rojão - falou o rapaz.
Caio disse ainda que fugiu do Rio por que estava com medo de ser morto. Quando perguntado de quem ele estaria com medo, Caio não deu detalhes, mas citou 'pessoas envolvidas nas manifestações':

Tropa do Exército vai ocupar Buerarema

Já está em Ilhéus a tropa do Exército Brasileiro.O desembarque foi na manhã desta quarta-feira (12) no Aeroporto Jorge Amado, seguindo para a unidade do Exercito no bairro Cidade Nova, possivelmente ainda hoje seja enviada para Buerarema. A cidade vive um clima de guerra em consequência de mais uma assassinato resultante da disputa de terra com os supostos índios tupinambas. O cordo do agricultor e líder rural Juraci Santos, executado  dentro de sua casa, no assentamento Maroin, município de Una, será sepultado na tarde de hoje.

Buerarema em guerra: supostos índios podem ter matado o agricultor Juraci Santana




A Polícia Civil já sabe quem são os autores do assassinato do produtor Juraci Santana. Um dos suspeitos é o Cacique Cleilton, que, segundo informações já se encontra preso há pouco.
O crime ocorreu na madrugada do dia 11, no assentamento Maroim, Município de Una, por três homens encapuzados.
Cleilton e Pascoal haviam sido denunciados como os dos caciques tupinambás que ameaçaram o agricultor Juraci Santana, por não aceitar a proposta deles de declarar-se, à Funai, índio tupinambá.
No município de Buerarema a situação continua tensa porém o clima de guerra da manhã do dia 11 melhorou.
Para dispersão a população cerca de sessenta policiais militares tentavam impedir que os moradores revoltados explodissem a ponte sobre a BR 101. Balas de borracha e bombas de efeito moral foram usadas contra os manifestantes que usavam pedras contra os policiais. 
Durante toda protesto nem a Polícia Federal nem a Força Nacional de Segurança participam das ações para reprimir os manifestantes. A Força Nacional deixou as bases de segurança na última sexta-feira (7). Uma das bases ficava na região onde o produtor rural foi assassinado.

Suspeito de acender rojão que matou cinegrafista no Rio é preso em Feira de Santana, na Bahia



Polícia Civil divulgou duas fotos de Caio Silva de Souza, principal suspeito de matar cinegrafista da BandFoto: Polícia Civil / Divulgação
Caio Silva de Souza, suspeito de ter provocado a morte do cinegrafista Santiago Andrade durante ato contra o aumento da tarifa de ônibus no Rio de Janeiro, na semana passada, foi preso na madrugada desta quarta-feira em uma pousada na cidade de Feira de Santana, na Bahia.
Ele foi preso pelo delegado que investiga o caso, Maurício Luciano, titular da 17ª Delegacia de Polícia (São Cristóvão), do Rio de Janeiro. O suspeito foi encontrado sozinho e não reagiu. Caio, 23 anos, chegou ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta de 8h45. De lá, ele foi levado para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, onde deverá ser apresentado.​
Hergleidson de Jesus Moreira, recepcionista da pousada, afirmou que Souza havia se hospedado nessa terça-feira no período da tarde, com o nome de Vinícius Marcos de Castro. Como não estava trabalhando nesse horário, Moreira não sabe se o suspeito usou algum documento para se registrar.saiba mais.

'Metro': 'É hora de a Fifa retirar a Copa do Brasil e entregá-la a outro país'

Metro questiona a Copa do Mundo no Brasil, 
após registro de violência em manifestações
"Eles sentem que o dinheiro que está sendo gasto em estádios, seria mais bem gasto com educação, estradas e para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro. E quem pode divergir deles?", diz o texto do veículo.

Forbes divulga pesquisa considerando o Brasil não civilizado e controverso

Jornal do Brasil - A revista americana especializada em Negócios e Economia, Forbes, publica nesta terça-feira (11/2) a reportagem ''Brazil Is Not A Civilized Country' Says The Country's Most Controversial News Anchor' (Brasil não é um país civilizado, diz o ancora mais mais controverso do país), assinada pelo jornalista Anderson Antunes. O texto afirma que o Brasil é violento, tanto nas áreas urbanas quanto nas zonas rurais. A questão da violência tornou-se enraizada e representa um entrave no crescimento do país. Os dados fazem referência a um estudo do Centro de Política Hemisférica da Universidade de Miami, feito em 2013. "Como na maioria dos países da América Latina, as forças policiais e de segurança no Brasil são mal remuneradas e mal treinadas", aponta os coordenadores da pesquisa.
"Durante os protestos de 2013 ficou claro que as forças de segurança usaram ações desnecessárias para enfrentar as multidões, em sua maioria pacífica. Um desenvolvimento perturbador foi o aparecimento de jovens usando máscaras negras, que não têm medo de enfrentar a polícia, e enfrentam com força”, destaca o texto do estudo, de autoria do Professor Riordan Roett, cientista político, cujo foco é a América Latina.
Forbes: "A questão da violência tornou-se enraizada e representa um entrave no crescimento do país"
A Forbes destaca que a pesquisa avalia que, com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, o descontentamento é generalizado no Brasil, mas não parece haver um consenso sobre o que deve ser feito primeiro e quem deve fazê-lo, já que os brasileiros lidam com duas opções: "aceitar cortes nos cronogramas generosos demais ou continuar com a infraestrutura terrível e serviços públicos", destaca a reportagem.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Conta de luz pode subir 4,6%, prevê a Aneel

Reajuste seria necessário para cobrir déficit de fundo setorial que custeia a redução em 20% das tarifas, decretada em 2013
Anne Warth, da Agência Estado - BRASÍLIA - A diferença entre receitas e despesas do fundo que banca da redução da conta de luz será de R$ 5,6 bilhões neste ano, o que deve resultar em reajuste com impacto médio de 4,6% nas faturas pagas pelo consumidor. A previsão foi feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que colocou nesta terça-feira, 11, os valores em audiência pública.
Em maio do ano passado, foi publicado decreto que assegurava desconto médio de 20% nas contas de luz aos consumidores do Brasil. Portanto, caso o reajuste de 4,6% seja de fato realizado, o corte das tarifas de energia, uma das principais bandeiras do atual governo, será comprometido.

Em junho Festival Gastronômico da Mata ao Mar vai movimentar Ilhéus



A ideia é que o evento ocorra durante 10 dias, incluindo bares e restaurantes locais. Conforme o projeto, haverá dois circuitos: o da Passarela do Álcool e o da Avenida Lomanto Júnior, que contarão com diversas atrações.
O Festival Gastronômico da Mata ao Mar, uma das iniciativas do Projeto Pontal Criativo, foi tema mais uma vez de uma grande reunião que contou com a presença de representantes de diversos segmentos locais, na Pousada do Morro, na Rua Nova Brasília, na noite da segunda-feira, dia 10. A ideia é que o evento ocorra durante 10 dias do próximo mês de junho, em todos os bares e restaurantes locais que decidirem participar. Conforme o projeto, haverá dois circuitos: o da Passarela do Álcool e o da Avenida Lomanto Júnior, que contarão com diversas atrações, a exemplo de apresentações culturais, cozinha-show e concurso do melhor prato.