quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Desenvolvimento Regional e o papel das Universidades é tema da aula inaugural da UESC

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC vai iniciar as suas atividades letivas referentes ao primeiro semestre de 2015, no dia dois de março, conforme estabelece o calendário acadêmico. A reitora Adélia Pinheiro, está convidando comunidade Acadêmica e a sociedade é geral para participarem da Aula Magna que será apresentada pela professora/Dra. Tânia Bacelar, com o tema "Desenvolvimento Regional e o papel das Universidades", às 10 horas do dia 2 de março (segunda-feira), no auditório Gov. Paulo Souto, do Centro de Arte e Cultura. 
Além dos estudantes veteranos, a instituição vai recepcionar os calouros dos diversos cursos que ingressam nesse semestre. Os novos estudantes vão participar de uma programação especial a "Calourada Acadêmica 2015," cujas atividades estão sob a responsabilidade da Gerência Acadêmica da Universidade, (Gerac).
Trotes Proibidos - A Pró-Reitoria de Graduação lembra aos estudantes à proibição da prática de "trotes" para recepcionar os calouros, conforme a Resolução Nº 05/2008, aprovada pelo CONSU - Conselho Universitário, em 30 de setembro de 2008. 
De acordo com a Resolução, “estão proibidos trotes que utilizarem práticas/condutas, elementos ou substâncias, gêneros alimentícios ou não, em especial os podres ou deteriorados, dejetos de animais ou humanos, bebidas alcoólicas e quaisquer substâncias ou elementos repugnantes ou malcheirosos, que possam constranger ou causar danos à saúde e à integridade física a quem quer que seja”. 
Também estão proibidos atos que possam configurar coação moral ou física aos que participam ou sejam submetidos ao "trote", assim como atitudes que causem "constrangimento de qualquer forma a quem quer que seja, com violação de liberdade individual e integridade moral". A Resolução proíbe ainda, atos que acarretem danos ao Patrimônio da Universidade ou perturbem a ordem no campus Professor Soane Nazaré de Andrade.
Penalidades – Para os que insistirem com tais condutas a Resolução Nº 05/2008 do CONSU destaca que a prática dos atos citados pode acarretar as penalidades previstas no artigo 178 do Regimento Geral da Universidade, como advertência escrita, suspensão de 3 a 30 dias e até desligamento da Instituição.
Tania Bacelar de Araújo - Economista pela Unicap, Socióloga pela Fafire, Mestre e Doutora em Economia (Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne). Foi diretora da Sudene e da Fundaj; Secretária de Planejamento e da Fazenda do Estado de Pernambuco; Secretária de Planejamento do Município do Recife; e Secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional. Desenvolveu trabalhos de consultoria e pesquisa para diversas instituições internacionais e nacionais,entre as quais se destacam: IICA, PNUD, BID, OIT; IPEA, CUT, FUNDAP/IESP, IPEA e Paranacidade-PR. Foi professora do Departamento de Economia da UFPE, da UNICAP e de cursos de pós graduação na UFMA e no NAEA-UFPA. É Professora da Pós-graduação em Geografia da UFPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário