terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Primeiros mestres do Programa de pós graduação em ciência e tecnologia da UESC

Modelagem Computacional da Qualidade da Água do Rio Cachoeira Utilizando uma Abordagem Fuzzy, é o título da dissertação do Veldex de Jesus dos Santos, aluno do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia (PPGMC) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
A defesa ocorreu no dia 5 de fevereiro, sob a orientação do professor/Dr. Francisco Bruno Souza Oliveira e coorientação do professor/Dr.doutor Eduardo Silva Palmeira, ambos do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET/UESC). A banca examinadora contou ainda com a presença dos doutores Francisco de Paula, (DCAA/UESC) e Robson Mariano da Silva (DEMAT/UFRuralRJ).
"O trabalho do mestrando Valdex dos Santos propõe uma nova metodologia para o cálculo do Índice de Qualidade da Água (IQA). Trata-se da aplicação direta de técnicas inovadoras de modelagem matemática e computacional em problemas ecológicos de nossa região," comenta o professor Francisco Bruno Souza Oliveira Coordenador do PPGMC."
O Programa de Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia da UESC (PPGMC) é interdisciplinar, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e as suas atividades tiveram inicio em 2013. Os trabalhos de seus alunos têm abordado diversos problemas da região dentre eles a utilização de fibras de piaçava, secadores de amêndoas de cacau e problemas de interesse geral e científico como distribuição nacional de energia, análise de imagens médicas e Física Quântica.
Em setembro do ano passado o mestrando Cassio Almeida Lima, discorreu sobre a Modelagem computacional do efeito túnel angular. Em dezembro foi vez Gislan Silveira Santos, sobre Solução computacional para o estado ligado na frente de luz. Este ano, no mês de janeiro, Everton Costa Santos, fez a defesa sobre Modelagem de um secador de grãos vertical. Gustavo Monne Alfaro abordouMétodos para avaliação de disponibilidade em sistemas de usinas hidrelétricas na geração de energia. Já a dissertação de Elinaldo Santos de Goes Junior trata da Classificação de nódulos mamários utilizando cálculo de dimensão fractal.
A última defesa, no mês de janeiro, foi de Jorge Fabricio Lopes Dos Santos, sobre Caracterização de argamassas leves reforçadas com fibras de piaçava utilizando tomografia computadorizada e análise de Fourier. "Nosso Programa é interdisciplinar, temos alunos com formação variada oriundos das ciências exatas e tecnológicas, mas alunos com outra formação são bem vindos," frisa o professorFrancisco Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário