terça-feira, 31 de março de 2015

Agentes recebem orientações para coibir o abuso sonoro em Ilhéus

Curso foi realizado em parceira pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus (Semau) e o Serviço Nacional de Aprendizado da Indústria (Senai)
Servidores públicos da Prefeitura de Ilhéus e do Estado que atuam na fiscalização ambiental voltada ao controle do abuso sonoro na cidade participaram, no último fim de semana, do curso Avaliação de Conforto Acústico, realizado no escritório do Serviço Nacional de Aprendizado da Indústria (Senai), localizado no bairro Cidade Nova. A atividade, que durou oito horas, foi resultado de uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semau) e o Senai, visando a redução dos impactos à natureza causados pela implantação da unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) na BR-415 (próximo ao IFBA).

Durante oito horas de treinamento, os fiscais ambientais, acompanhados de agentes das polícias ambiental, civil e militar, conheceram, os meios de qualificação e de quantificação sonora dentro dos critérios que são estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Conselho Nacional e Estadual de Meio Ambiente.
De acordo com o titular da Semau, Antônio Vieira, o município investe na melhoria da qualidade ambiental da população, coibindo o uso abusivo do som em festas, por exemplo. O curso contemplou atividades práticas que orientaram de forma precisa e dentro da legislação vigente, o uso do decibelímetro, aparelho que descreve com precisão o impacto gerado pela poluição sonora em ambiente externo ou interno.
A qualificação pretende aumentar o rigor da fiscalização das atividades e empreendimentos que causam barulho, dentre elas, automóveis com som alto, carros de propaganda, bares, restaurantes e atividades industriais que produzam nível de ruído acima do limite tolerável.
Segundo o Fiscal Eduardo Luz Guedes, participante do curso, “por ter uma legislação ambiental eficiente, o município sai na frente ao oferecer um curso de capacitação para o uso do decibelímetro por parte dos fiscais ambientais”. Já o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, relata que “essa será a primeiro de oito qualificações técnicas voltadas para a fiscalização e licenciamento de atividades poluidoras”. Os participantes serão contemplados com 200 horas de atividades técnicas e práticas voltadas para o comando e controle dos recursos naturais do nosso Município”, finalizou Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário