terça-feira, 3 de março de 2015

Estudante da UESC recebe moção de Congratulação da Câmara de Itabuna

Thiago Cavalcante de Souza abordou, em sua dissertação, a economia criativa, enquanto estratégia de desenvolvimento regional para o nordeste brasileiro.
O Economista Thiago Cavalcante de Souza recebeu, na seção de 25 de fevereiro de 2015 da Câmara de Vereadores de Itabuna, Moção de Congratulação pela dissertação de mestrado intitulada "A dinâmica e os efeitos de transbordamento da economia criativa no Nordeste do Brasil" defendida no Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. 
A Moção foi apresentada à Câmara e aprovada por unanimidade, pelo vereador e professor do Departamento de Ciências da Saúde (DCSAU/UESC), Josué de Souza Brandão Junior. O vereador destacou a trajetória acadêmica de Thiago Cavalcante, na graduação em Ciências Econômicas pela UESC, concluída em 2012, o seu ingresso em 2013 na primeira turma do Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas e em novembro do ano passado, antes de concluir o mestrado, foi selecionado para o curso de Doutorado em Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cujo inicio das atividades se dará este mês.
A dissertação foi orientada pela Profa. Dra. Zina Angélica Cáceres Benevides e co-orientada pela Profa. Dra. Mônica de Moura Pires. A defesa ocorreu em 10 de fevereiro de 2015, tendo como membros da banca examinadora as professoras Dra. Carmem Lucia Castro Lima (UNEB/SECULT) e Dra. Moema Maria Badaró Cartibani Midlej, professora do programa. O trabalho abordou a economia criativa, enquanto estratégia de desenvolvimento regional para o nordeste brasileiro. Foram analisados os padrões de distribuição e concentração das atividades econômicas que integram a chamada economia criativa, formada por setores em que a criatividade representa o principal insumo produtivo. O estudo revelou as características estruturais desses setores e a sua relevância para o desenvolvimento local e regional, apontando alternativas de políticas públicas para a geração de emprego e renda de tais atividades econômicas. 
Pela relevância do trabalho, o Thiago foi convidado pela Profa. Dra. Carmem Lima a apresentá-lo para os técnicos da diretoria de Economia da Cultura da Secretaria da Cultura do estado da Bahia. "Esse reconhecimento corrobora o esforço da pesquisa e a relevância dos resultados e também os esforços do corpo docente do mestrado, que através de suas linhas de pesquisa tem incentivado os mestrandos à reflexão sobre a realidade local da dimensão sócio-regional do desenvolvimento econômico," avalia o mestre Thago Cavalcante. A Profa. Dra. Zina Cáceres Benavides, orientadora do trabalho, considera o reconhecimento um grande incentivo à comunidade acadêmica do curso de Economia da UESC, visto que tende a estimular os discentes a ingressar no caminho da pesquisa e do desenvolvimento científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário