quinta-feira, 12 de março de 2015

Terreiro de Matamba Tombenci Neto homenageia mulheres que se destacaram na área cultural de Ilhéus

Ainda na programação acontecem oficinas de dança, shows musicais, palestras, apresentações culturais e rodas de conversa.

Oficinas de dança, shows musicais, palestras, rodas de conversa, além de homenagem às mulheres que mais se destacaram no cenário cultural da região. Estas são algumas das principais atividades que fazem parte da “Semana Mãe Ilza Mukalê”, realizado pelo segundo ano consecutivo, no Espaço Cultural do Dilazenze, no Alto da Conquista. Idealizado pela Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e a Rede Matamba, o evento começou nesta segunda-feira, 9, termina no fim de semana e tem o apoio da Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus.
De acordo com Gal Souza, coordenadora da semana, no âmbito cultural e social, o terreiro de Matamba Tombenci Neto sempre foi sede de atividades, a exemplo de palestras, debates, encontros, apresentações musicais, de dança e teatrais, exposições e sessões de cinema.
Souza lembrou que “atualmente, o terreiro é um dos representantes das casas de religiões de matriz africana em Ilhéus, no sul e extremo-sul da Bahia. Foi através dele que iniciamos outras entidades culturais, como grupo de preservação da cultura negra Dilazenze (1986), Organização Gongombira de Cultura e Cidadania (2004), Associação Beneficente e Cultural Matamba Tombenci Neto (2005) e Memorial Unzó Tombenci Neto (2006)”
Na lista das mulheres homenageadas constam mãe Ilza Mukalê, à frente do Terreiro Matamba Tombenci Neto, Silvandira Caldeira (Samba de Treita), Tânia Barbosa (Teatro Popular de Ilhéus), Sayonara Malta (ativista do Movimento Negro), Priscilla Celemar Santos (Movimento de Capoeira Feminino de Ilhéus), Cíntia Oliveira (organizadora da festa de Yemanjá, Litorânea Norte), Anarleide de Menezes (professora), Jamilly Silva (presidenta do bloco afro Yorubá), Sonilda Rodrigues e Gal Souza (Organização Gongombira), Maria Helena Tavares (professora), Soane Marry (bailarina), Teresa Sá (atriz e professora) e Noélia Santos (secretária do Grupo Dilazenze) consideradas destaques no cenário cultural da região.
A “Semana Mãe Ilza Mukalê” começou na segunda-feira, 9 e se estende até a sexta-feira, 13, encerrando o evento com a comemoração dos 81 anos de Mãe Ilza Mukalê. O primeiro dia da “Semana Mãe Ilza Mukalê” contou com homenagem e entrega de troféus a 13 mulheres da comunidade de Ilhéus com relevância na luta cultural, exibição de vídeos sobre a história dessas mulheres, e intervenções culturais da Orquestra Afro Gongombira.
Já no segundo dia de evento, foi realizado a “Oficina de Percussão de Ritmos Afro Brasileiros, com Tata Marinho Rodrigues, que iniciou com os jovens da comunidade e membros da comunidade negra de Ilhéus, conceitos básicos e teóricos sobre os ritmos do Candomblé da nação Angola, que são: Cabula, Barravento, Arrebate e o Congo.
Nesta quarta-feira, 11, logo mais às 19h, será realizada a “Oficina de Danças Afro Brasileiras” com a Makota Neide Rodrigues, que falará um pouco sobre as danças afro brasileiras, conceitos e história, além de uma aula prática com batida percussiva afro. Amanhã, quinta-feira, 12, a partir das 18h, será realizado uma “Roda de Conversa sobre a importância da Mulher Negra na sociedade” com exibição de vídeos sobre Mãe Ilza Mukalê. Para encerrar a “Semana Mãe Ilza Mukalê”, na sexta-feira, às 05h da manhã, ocorrerá Alvorada, seguida do Ingorossi com Felicitações a Mãe Ilza Mukalê às 07h, Café da Manhã às 08h30min, e encerra as atividades no Espaço Cultural Dilazenze, à partir das 19h, com a música do “Kizomba Black”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário