quarta-feira, 22 de abril de 2015

Comissão de Agricultura do Senado considera inovadora produção de mudas da Biofábrica de Cacau

Durante visita técnica à unidade de produção do Instituto Biofábrica de Cacau, na última sexta-feira (17), as senadoras Ana Amélia (PP-RS) e Lídice da Mata (PSB-BA) enfatizaram a qualidade dos projetos desenvolvidos pela instituição para aumentar a produtividade de mudas de cacau e mandioca. As parlamentares coordenaram, no mesmo dia, audiência pública do Ciclo de Palestras e Debates promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, no auditório da Ceplac, para discutir os principais desafios e perspectivas da lavoura cacaueira.
Ana Amélia, que é presidente da CRA, considerou impressionantes os avanços tecnológicos da Biofábrica, sobretudo a produção de mudas de mandioca via propagação vegetativa, com utilização da técnica de estaquia. “É bom sair do gabinete para ver as pesquisas desenvolvidas por técnicos como estes daqui. É moderno, inovador e estimulante”, disse a senadora. O protocolo utilizado para a produção de estacas de mandioca foi adaptado pela equipe da Biofábrica de Cacau, e se destaca dos demais estabelecidos e descritos na literatura até hoje.
A metodologia desenvolvida pela engenheira agrônoma Nicolle Moreira de Almeida, mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz, foi reconhecida pela Embrapa como inovadora, e é uma alternativa para a multiplicação rápida de mudas, com produção em larga escala, permitindo a formação de cultivos altamente produtivos e com qualidade genética e fitossanitária, para atender à demanda do Projeto Reniva, que se destina à agricultura familiar.
Demanda nacional - Lídice da Mata também ressaltou a qualificação técnica do Instituto Biofábrica. “Aqui está o futuro dessa região, temos que aproveitar todo esse talento e conhecimento, apoiando com incentivos e recursos”, defendeu a parlamentar. O deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA) acompanhou a visita, e endossou o fortalecimento da instituição, com mais subsídios financeiros para garantir as pesquisas e melhoria da produção de mudas.
O anfitrião do encontro, diretor geral da Biofábrica, Henrique Almeida, disse que o instituto está preparado para suprir toda a demanda nacional por mudas de cacau e mandioca. “Se depender de nós, o Brasil não precisa mais importar cacau”, destacou. Também acompanharam a visita o deputado estadual, Eduardo Salles (PP-BA), secretário estadual de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca do Pará, Hildegardo Nunes, diretor de Agregação de Valor e Acesso a Mercados do Governo da Bahia, Jeandro Laytynher, ex-vereador Jailson Nascimento e o diretor técnico da Biofábrica, Roberto Gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário