segunda-feira, 13 de abril de 2015

Curso de Ciência Econômicas da UESC comemora 50 anos

O Departamento de Ciências Econômicas (DCEC), abre nesta terça-feira(14), às 19 horas, as comemorações pelos 50 anos do Curso de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC. A solenidade terá lugar no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, no campus da Universidade, com a presença da reitora Adélia Pinheiro e do presidente do Conselho Regional de Economia, Gustavo Pessortti, ex-alunos e ex-professores do curso.
O Curso de Economia é um dos três pilares em que se assentou a implantação da Universidade Estadual de Santa Cruz. Um dos primeiros passos dos integrantes da comissão responsável pelos preparativos para comemoração do evento, foi a escolha da logomarca por meio de concurso público. Dez trabalhos foram apresentados. O trabalho vencedor obteve 61% dos votos dos integrantes da comissão e dos alunos do curso, em votação aberta. A marca está sendo utilizada em todos os papéis e ações do DCEC ao longo deste ano.
A Comissão de Comemoração dos 50 Anos do Curso de Ciências Econômicas da UESC é integrada pelos professores Carlos Henrique Leite Borges, Fernando Rios do Nascimento, Maria Érika Pereira de Souza, Mônica Moura Pires, Neorley Batista Carvalho, Omar Santos Costa, Pedro Lopes Marinho e Valter Alves Nascimento. Atualmente são dados os retoques finais em uma programação com eventos alusivos à efeméride, que será aberta em abril e se estenderá por todo este ano.
De acordo com o professor Pedro Lopes Marinho, diretor do DCEC, "a programação contará com depoimentos dos ex-alunos Fernando Rios do Nascimento e Maruse Xavier e do professor Aurélio Farias de Macedo, decano do Departamento. As comemorações se estendem até o final do ano e inclui lançamento de livro de autoria de professores do curso, Seminário Internacional de Economia de Empresas, lançamento da Revista de Economia, Semana de Economia e o Encontro que será realizado no mês de Novembro.
O Curso
O curso de Economia da UESC tem as suas raízes na Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (Facei), fundada em 1965, no município de Itabuna. Em 1974, a Facei se integrou à Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) que, posteriormente, foi transformada na Universidade Estadual de Santa Cruz. Com a transformação da Fespi em UESC desapareceram as faculdades sendo instituído o modelo binário: Administração Superior/Departamentos. A implantação do novo modelo gerou o Departamento de Ciências Econômicas, tal como o conhecemos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário