sexta-feira, 10 de abril de 2015

Empresária lança derivados de cacau para atender a mercado de alimento funcional


A empresa Cacau Amado investiu em embalagens atrativas para conquistar o consumidor exigente através de novas sensações, aromas e sabores

Ilhéus - Um novo conceito para os chocolates finos da região cacaueira será mostrado com o lançamento da “Amado Cacau”, durante o Festival Internacional do Chocolate, em junho, na cidade. Assinada pela empresária e designer Greice Costa, a marca não será mais uma boutique de chocolates finos, uma atividade em franca expansão no sul da Bahia. “Queremos atender ao mercado de alimento funcional, concorrer, por exemplo, com as conhecidas barras de cereais. Investir no conceito de vida saudável”, explica a empresária.
A proposta é criar a cultura de que o chocolate de origem (concentrado em massa de cacau) é um alimento que produz efeitos benéficos à saúde, com uma diversidade de funções nutricionais básicas. “Além do valor nutritivo, ele pode desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes”, exemplifica Greice.
Inicialmente, serão cinco variedades de nibs (amêndoa triturada) de cacau, carregados com antioxidantes poderosos, e pastilhas de chocolates com 70% de cacau puro. A meta ambiciosa da empreendedora é proporcionar uma mudança de comportamento no público consumidor de cafezinho, fazendo-o substituir pelas pastilhas de chocolate.
Para chegar a esta meta e avançar na sua ideia, Greice Costa vem contando com a ajuda do Sebrae. O primeiro passo, ano passado, foi se formalizar como Microempresa (ME). Em seguida, participou de um curso de Planejamento Estratégico, coordenado pela instituição, quando pôde avançar nas propostas de estratégia de mercado e conhecer o público-alvo a ser conquistado pela nova marca.
Pelo Sebraetec, o negócio teve acesso a soluções em áreas de conhecimento da inovação, com subsídio do Sebrae, e presença constante de Grecie no desenvolvimento do sofisticado layout da marca e das embalagens. “Queremos impressionar já pelo sentido da visão. A embalagem de alto nível tem esse objetivo. Depois, queremos conquistar o consumidor através de novas sensações, aromas e sabores”, sentencia a empresária.
Nesta primeira fase, o “Amado Cacau” vai produzir, por mês, mil quilos de nibs e 500 quilos de pastilhas de chocolates de origem, para atender ao mercado empresarial e esportivo do Sudeste do Brasil. A participação em Missões Empresariais promovidas pelo Sebrae será, segundo a empresária, uma alavanca para isso.
A Amado Cacau integra o grupo de 20 empresas produtoras de chocolates atendidas pelo projeto do Sebrae, Indústria Setorial Ilhéus - Derivados de Cacau. “A partir do próximo mês realizaremos ações de mercado em importantes municípios do entorno de nossa regional, como Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, para prospectar novos mercados para esses produtos”, afirma o gestor do projeto, Eduardo Andrade.
O projeto tem parceria do Instituto Cabruca, Instituto Arapyau, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Associação Cacau Sul da Bahia, Sindicato Rural de Ilhéus, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Convention Bureau e Associação de Turismo de Ilhéus.

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