quinta-feira, 30 de abril de 2015

Livro da editora da UESC traz novo olhar sobre a economia regional

 O professor Elson Mira vai realizar seminários nas instituições regionais destacando os dados da sua pesquisa 
O livro Mudança Institucional e Reconversão Produtiva no sul da Bahia, do Professor do Departamento de Economia da UESC Elson Cedro Mira, é o mais recente lançamento da Editus-Editora da UESC, e foi apresentado ao público nesta quarta-feira(29).
As inquietações do autor, que é Economista, Mestre em Cultura e Turismo e Doutor em Ciências Sociais, convergem para a ideia de que a dinâmica econômica no sul da Bahia mudou e já não pode ser mais pensada sob a perspectiva historicamente fundada na monocultura do cacau, como ainda o fazem as instituições regionais. 
Fruto da tese de doutorado do autor, a obra aponta as bases para responder que: a economia do Sul da Bahia não está mais em crise, apesar do produto cacau continuar em crise; o cacau não é mais a base produtiva sul baiana; as instituições regionais continuam cacaueiras e, desta forma, não têm dado a contribuição que poderiam ao desempenho econômico.
Ele mostra que a partir dos anos 2000 um novo cenário se delineia, trazendo à luz um setor terciário forte, num cenário que inclui empresas em expansão, patrimônios sendo construídos e ampliados, atração de capitais migrados de outras regiões (inclusive de players nacionais) e o mais importante: à base de uma diversificação econômica baseada em atividades com valores mais agregados, o que expressa uma reconversão produtiva do setor primário (cacau) para o setor terciário (comércio e serviços). 
A inconformidade entre instituições e economia é então o que move a pesquisa do professor. Ele evidencia que os interesses da cacauiculltura ainda dominam as instituições regionais (públicas e privadas), impedindo que o setor terciário componha a pauta principal das discussões e subsidie o desenvolvimento local. Constata que o ambiente institucional é palco de disputas entre a "nova economia" e as "antigas instituições".
Para o autor, há uma mudança de pensamento em curso, mas ainda tímida. Ele destaca que "embora os dados oficiais demonstrem a baixíssima relevância do cacau no produto agregado regional, há ainda a mentalidade de que este produto sustenta a região ". E complementa: "a ideologia cacaueira entrava a mudança institucional necessária”.
O Professor Elson Mira ministrará palestras com o conteúdo do livro em organizações regionais. 
O livro foi comercializado no lançamento oficial, quando o autor também participou de uma sessão de autógrafos. O título também poderá ser adquirido na sede administrativa da Editus, no 3º andar da Torre Administrativa da Uesc. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. No site www.uesc.br/editora, o leitor encontra todo o catálogo de produções da Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário