quinta-feira, 14 de maio de 2015

Combate à exploração sexual de menores é tema de mobilização em Ilhéus

Evento ocorrerá no dia 18 de maio, data que marca o combate a esse tipo de violência contra crianças e adolescentes
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus realiza, na próxima segunda-feira, 18, mobilizações de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade de Ilhéus, no Km-2 da Rodovia Ilhéus-Olivença, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h.
No Brasil, em 18 de maio é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data remete ao violento abuso sexual e posterior assassinato de uma criança de oito anos ocorridos no Espírito Santo, conhecido como “Caso Araceli”. O fato ocorreu nesta data, em 1973. Em 2000, a Lei Federal nº. 9.970 tornou o dia um marco para o combate a este tipo de violência. A mobilização é realizada em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduo (Paefi) e oConselho Tutelar Centro/Sul. 
Com palestras acerca do tema “Aspecto jurídico da exploração sexual de criança e adolescente e o porquê do 18 de maio” o evento é voltado para adolescentes entre 13 e 17 anos do Colégio Militar Rômulo Galvão, Escola Padre Luiz Palmeira, Escola Municipal do Pontal (EMP), Colégio Estadual da Proa, Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição, Colégio Estadual Moisés Bohana e Colégio Estadual Jorge Calmon.
Creas - Em Ilhéus, o Creas oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Seu público alvo é formado por crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ou sofrem algum tipo de violação de direitos, ameaça ou violência física, sexual ou psicológica. O secretário da pasta, Jamil Ocké, acredita que “ações de combate devem ser feitas regularmente para alertar a população sobre o perigo dessa exploração e as consequências na vida dessas crianças e adolescentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário