segunda-feira, 4 de maio de 2015

Instituto Nossa Senhora da Piedade comemora o Dia Nacional da Matemática


Atividades incluem Oficinas, Mostras, Gincana e palestra com o professor e mestre Luís Márcio Imenes.
O Instituto Nossa Senhora da Piedade comemora, nesta quarta-feira (6) o Dia Nacional da Matemática. Serão realizadas Oficinas e Mostras por alunos da Educação Infantil, Fundamental I e II. Enquanto os estudantes do Ensino Médio vão promover uma Gincana Cultural sobre a Matemática.
De acordo com a diretora geral da Piedade, a religiosa ursulina Georgina Costa, "toda escola vai está envolvida em atividades que remetam à conscientização do quanto a Matemática faz parte do nosso dia-a-dia. Todos os seguimentos, inclusive as famílias responsáveis pelos nossos alunos, estarão imbuídos no mesmo propósito".
A quarta-feira, dia 6, será marcado com as atividades dos alunos da Educação Infantil e do Fundamental I e II, no turno matutino. Essas atividades poderão ser visitadas pelos pais e interessados a partir das 10h30min até às 11h50min. A Gincana, promovida pelos estudantes do Ensino Médio, será a tarde.
Luís Márcio Imenes

O encerramento das comemoração ao Dia Nacional da Matemática, no Instituto Nossa Senhora da Piedade, será com uma palestra apresentada pelo Professor/Mestre Luiz Márcio Imenes, às 18h30m, do dia 15 de maio, no auditório da Escola, para todos os pais de alunos da instituição, professores da área de Exatas e interessados.
Professor a pelo menos 50 anos, Luís Márcio Imenes é formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Além disso, é autor de várias obras didáticas e paradidáticas de Matemática pela Editora Moderna.
"Algumas pessoas gostam de dançar, outras não. Há quem vibre ao dirigir automóveis e quem sinta sono na direção. Como tudo na vida, há quem goste de Matemática e quem não a veja com bons olhos. Mas, para gostar de alguma coisa, é preciso conhecê-la. É preciso experimentá-la e ter a chance de sentir algum prazer neste contato,” frisa o Prof.MSc. Luís Márcio Imenes "
Dia Nacional da Matemática:


O Dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 06 de maio. A data foi escolhida para homenagear Malba Tahan, pseudônimo do professor de Matemática Julio César de Mello e Souza, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1895, e faleceu em 1974, no Recife, aos 79 anos.

Autor de mais de uma centena de livros, escreveu sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil. Seus livros ensinam conceitos de Matemática e mostram que a disciplina pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa. Daí ele ter recorrido a aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões. Sua obra mais famosa é "O Homem que Calculava", que foi traduzido para doze idiomas.
A data foi instituída em 2004, pelo projeto de Lei n. 3.482/2004, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira e foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário