quinta-feira, 14 de maio de 2015

Vaticano reconhece a Palestina como Estado

Acordo finalizado nesta quarta-feira trata das atividades da Santa Sé nos territórios palestinos. Governo israelense se diz 'decepcionado' com decisão
O papa Francisco recebeu no ano passado o presidente israelense Simón Peres e Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, para invocar juntos a paz no Oriente Médio(AFP/VEJA)
O Vaticano reconheceu oficialmente a Palestina como Estado por meio de um tratado finalizado nesta quarta-feira. O reconhecimento ocorre dias antes da visita do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, a Roma para a canonização dos dois primeiros santos palestinos. O documento, que ainda deverá ser assinado, expressa o apoio do Vaticano a uma solução para o conflito entre israelenses e palestinos baseada em uma fórmula de dois Estados.
O tratado diz respeito às atividades da Igreja Católica nos territórios palestinos e, apesar do caráter simbólico, é significativo para Abbas, que busca o reconhecimento internacional do Estado Palestino.
Israel reagiu imediatamente ao anúncio da conclusão do acordo. "Estamos decepcionados pela decisão tomada pela Santa Sé. Acreditamos que tal decisão não é propícia para trazer os palestinos de volta para a mesa de negociações", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Emmanuel Nahshon. "Israel vai estudar o acordo e analisar os próximos passos", acrescentou, segundo o jornal The Times of Israel. Recentemente, vários países europeus também anunciaram sua aceitação do caráter de Estado para a Palestina.
O papa Francisco já sinalizava seu apoio à mudança diplomática há algum tempo. No programa oficial da visita do pontífice à Terra Santa, no ano passado, Abbas foi apresentado como presidente do "Estado da Palestina". Também no anuário do Vaticano, o embaixador palestino para a Santa Sé é listado como representante da "Palestina (Estado)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário