quinta-feira, 18 de junho de 2015

A importância da leitura no período das férias escolares

 O desenvolvimento do hábito permanente da leitura é um processo constante, inicia-se no lar, aperfeiçoa-se na escola e perpetua vida a fora
No período das férias escolares é natural que as crianças queiram acordar mais tarde e brincar à vontade, para aproveitar o tempo livre. Muitas delas passam o dia, jogando vídeo games, assistindo televisão ou navegando na internet, tornando a leitura pouco procurada nos momentos de lazer. 
Contudo não é porque estão longe da escola que devem se afastarem dos livros, afinal, eles são uma fonte inesgotável de prazer, que aguça a imaginação e, quanto mais cedo os pais ficarem cientes da relevância da leitura, mais experiências literárias surpreendentes os filhos terão ao longo da vida. 
De acordo com Ana Claudia Assis, vice-diretora do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, “é importante salientar, que existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o interesse pela leitura: a curiosidade e o exemplo. Os pais devem ler mais para seus filhos e para si próprios, assim, inspiram às crianças a fazerem o mesmo, procurar espontaneamente”, relata.
O Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência realizou uma pesquisa com o tema “Retrato da Leitura no Brasil” e notou uma redução na leitura entre crianças e adolescentes. Em 2011, crianças entre 5 e 10 anos leram de 4 a 5 livros, número inferior se comparado ao levantamento registrado em 2007 no qual foi registrada a média de 6 a 9 livros. 
O estudo revelou a queda na leitura e apontou para um fator que merece atenção especial. Em casa as crianças não encontram pais leitores, que as estimulem, então acabam confirmando a ideia de que a prática da leitura é uma obrigação restrita ao ambiente escolar. A queda no número de leitores adultos reflete diretamente sobre o público infantil, por isso, as crianças precisam estar em contato com os livros mesmo antes de aprenderem a ler. 
Para pedagogos o hábito da leitura não deve ser interrompido, assim como qualquer atividade que as crianças estejam iniciando e, as férias escolares são o período ideal para inserir a leitura no cotidiano e habituá-los a ler diariamente, ainda que trechos pequenos.
“O bom da leitura nas férias, é que os livros perdem a conotação de obrigação, ficam mais relacionados à diversão e podem despertar gradativamente o interesse pela leitura. Não há nada melhor para o desenvolvimento da criança porque a leitura enriquece o vocabulário e amplia o conhecimento”, afirma Ana Claudia. 
Nesse processo de incentivo à leitura, os professores e a família, são ferramentas importantes para que as crianças descubram a grande magia que os livros proporcionam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário