quinta-feira, 18 de junho de 2015

Itabuna vai sediar 1º Mutirão Nacional de Cirurgia Bariátrica

Atualmente com o apoio da Prefeitura oito cirurgias bariátricas são realizadas mensalmente na cidade, o que garantiu que Itabuna fosse reconhecida como referência nacional no procedimento pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Para oficializar este reconhecimento, no próximo dia 2 de julho, acontece o 1º Mutirão Nacional da Cirurgia Bariátrica, em Itabuna, quando em um único dia seis cirurgias serão realizadas. Além disso, médicos de diversas partes do Brasil visitarão a cidade. 
As cirurgias serão pela técnica de videolaparoscopia, que são minimamente invasivas. O mutirão é uma parceria entre a SBCBM, Prefeitura de Itabuna, a Johnson & Johnson, a ONG Casa do Obeso e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Na manhã desta quarta-feira, 17, o coordenador do mutirão, o cirurgião Fabrício Messias se reuniu com o prefeito Claudevane Leite no Gabinete do Centro Administrativo Firmino Alves para tratar de detalhes do mutirão. Na oportunidade explicou que sem as cirurgias rotineiras, apoiadas pela Prefeitura, esse reconhecimento nacional seria muito mais difícil.
“Itabuna é a única cidade baiana que oferece essa cirurgia por meio do SUS. Isso mostra a grandiosidade do apoio e reconhecimento da administração municipal que contratou os serviços colocados à disposição da população. Em outros lugares do Brasil esse procedimento não é rotineiro. Por isso fomos muito elogiados pela SBCBM”, ressaltou o médico.
O prefeito Claudevane Leite, por sua vez, explicou que o município ser reconhecido nacionalmente pela realização das cirurgias bariátricas é mais uma marca que Itabuna recebe durante a atual gestão municipal. “É um reconhecimento justo, pois essa equipe luta há muito tempo para ajudar os pacientes obesos. Dia desses encontrei uma das pacientes operadas com ajuda da Prefeitura e verifiquei de perto a mudança física e a alegria de quem passa por esse procedimento”, afirmou Vane.
Atualmente Itabuna realiza sozinha quase metade das cirurgias bariátricas contabilizadas em toda a Bahia. Na cidade, 50% das cirurgias realizadas são gratuitas. Por isso, a SBCBM vai utilizar essa estrutura para minimizar a demanda por cirurgias e estabelecer o protocolo do Ministério da Saúde que dará início à ampliação do número de centros de obesidade no país.
O MUTIRÃO
As cirurgias serão realizadas na Santa Casa de Misericórdia por uma equipe de 20 profissionais, incluindo três cirurgiões bariátricos, dois anestesistas, duas psicólogas, uma nutricionista, duas enfermeiras, entre outros. Os seis pacientes que serão atendidos foram selecionados devido à obesidade mórbida, hipertensão severa e diabetes descompassada.
Além do cirurgião Fabrício Messias, participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Eric Ettinger, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, Peter Lemos, tesoureiro da Santa Casa de Misericórdia, e o vereador Glaby Carvalho de Andrade. O vereador apresentou o projeto à Câmara de Vereadores e intermediou audiência junto ao prefeito à época da assinatura do contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário