sexta-feira, 5 de junho de 2015

Reitora da UESC participa do relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais do Brasil


Adélia Pinheiro defende a criação de um sistema nacional público de ensino superior e a inclusão dos alunos das universidades estaduais e municipais na política nacional de assistência estudantil.
A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Adélia Pinheiro, participou, no Plenário 14, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília da solenidade do relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais do Brasil, que terá a participação de deputados e senadores. Segundo o presidente do colegiado, deputado Cleber Verde (PRB-MA), a frente defende que o Orçamento da União contenha critérios para destinar recursos a essas instituições de ensino.
"Além dos recursos previstos no Orçamento para atender as universidades federais, é necessário, considerando a contribuição das universidades estaduais e municipais para o aumento do número de alunos no ensino superior, que possamos destinar uma fatia de recursos para essas instituições”, ressaltou Cleber Verde. A frente parlamentar começa os seus trabalhos com mais de 200 deputados e 30 senadores.
De acordo com o Censo do Ensino Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) de 2013, as instituições de ensino superior estaduais e municipais representam 64,7% das instituições públicas do Brasil e respondem por 80% das matrículas em cursos de especialização.
A reitora da UESC, Adélia Pinheiro, argumentou que a frente parlamentar pode discutir a criação de um sistema nacional público de ensino superior e também a inclusão, na política nacional de assistência estudantil, dos alunos das universidades estaduais e municipais.
"É importante destacar que essas universidades respondem por 40% das matrículas públicas no Brasil na graduação e por aproximadamente 38% das matrículas em mestrados e doutorados Portanto, são instituições de ensino superior que muito contribuem para a produção de conhecimento e a formação de pessoas", destacou a reitora que também, preside a ABRUEM.
Prioridade
Já o presidente da Frente, deputado Cleber Verde, afirmou que a primeira tarefa é articular, com a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), a votação da Proposta de Emenda à Constituição do deputado Alex Canziani (PTB-PR), que permite às instituições públicas cobrarem mensalidades por atividades de extensão caracterizadas como cursos de treinamento e aperfeiçoamento, além dos cursos de especialização.

FOTOS
Dep. Alex Canziani (PR) , Dep. Esperidião Amin (SC), Reitora
Adélia Pinheiro, Presidente da ABRUEM, Dep. Cleber Verde (MA), Dep. Celso
Maldaner (SC), Dep. Paulo Teixeira (SP).





Na ocasião, foram entregues placas de agradecimento e reconhecimento pelo
empenho, trabalho e dedicação em prol das IES estaduais e municipais, aos
Deputados Cleber Verde e Alex Canziani (fotos 12 e 15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário