quarta-feira, 15 de julho de 2015

Conferência municipal discute saúde pública de qualidade em Ilhéus

O encontro também avalia a situação do setor, e propor as diretrizes para formular a política de saúde nas esferas de governo estadual e federal. Será realizado no auditório Dr Cid Gesteira, na Faculdade Madre Thaís
“Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” é o tema central da VI Conferência Municipal de Saúde, que ocorre nos dias 23 e 24 deste mês, no auditório da Faculdade Madre Thaís, situado na avenida Itabuna, 1.491, em Ilhéus. Um dos focos do evento é ouvir as demandas da população, usuários e profissionais sobre o Sistema Único de Saúde (Sus), discutir e propor as condições do setor no município. A pré-inscrição estará disponível, a partir desta quarta-feira, 15, no site da Prefeitura (http://www.ilheus.ba.gov.br/).
A solenidade de abertura da conferência será feita no dia 23, a partir das 19h, pela médica Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, seguido de coquetel. No dia seguinte, 24, das 9 às 11h30min, serão realizadas palestras e discussões de eixos temáticos em locais distintos. 
Debates – Na sala 1, está previsto debate sobre “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade. Valorização do trabalho e da educação em saúde”. Já na sala 2, o público terá a oportunidade de discutir o tema “Participação social, financiamento do SUS e a relação público-privado”. Para a sala 3 estão programados outros temas: “Gestão do Sus e modelos de atenção à saúde”; “Informação, educação e política de comunicação do Sus”; e “Reformas democráticas e populares do estado”. Já na sala 4 o debate será em torno do tema “Ciência, tecnologia e inovação do Sus”.
De acordo com a programação, a partir das 11h30min até às 12h30min ocorre a eleição de delegados por grupos de trabalho: representantes dos prestadores/gestores; dos profissionais de saúde; e dos usuários. Das 14 às 16h, haverá a plenária final, com votação das propostas; e das 16 às 18h, acontece eleição para indicar os delegados que vão representar Ilhéus na conferência estadual, programada para o mês de outubro, em Salvador.
O secretário de Saúde, Antonio Ocké, ressalta que o encontro de Ilhéus é realizado em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, com a participação de diversos segmentos sociais. Enfatiza que qualquer cidadão pode participar, levando sugestões para contribuir para uma melhora do sistema de saúde.
Por sua vez, Yolando de Souza, representante dos prestadores/gestores, disse que na VI Conferência Municipal de Saúde vão ser discutidas propostas para elaborar fórmulas para a política de saúde que serão analisadas nas esferas de governo estadual e federal. A conferência nacional ocorre em dezembro como instrumento para criar e consolidar estratégias de saúde pública do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário