sexta-feira, 31 de julho de 2015

Hoje a Missa de Sétimo Dia para a Jornalista Janete Badaró

Badaró foi uma das precursoras da assessoria de imprensa na região. A missa será realizada na Igreja Matriz de São Jorge às 17 horas
Os filhos da jornalista e escritora Janete Badaró (Arilton Carlos, Jane Kátia, Jane Suely, Carlos Alberto Filho e Jane Hilda) convidam para a celebração da missa de sétimo dia que acontece nesta sexta-feira, 31 de julho, às 17 horas, na igreja matriz de São Jorge, em Ilhéus. Nascida em Ilhéus, em 16 de julho de 1935, filha de Ariston Bastos Mendonça e Beatriz Neves Mendonça, Janete faleceu no último sábado, dia 25, em Ilhéus, por problemas de saúde.
Advogada, professora, membro da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Seccional Sul – e da Academia de Letras de Ilhéus, Janete Badaró foi uma mulher de grande destaque na sociedade ilheense e regional por sua atividade intelectual. Foi fundadora e editora do Ilhéus Jornal e da Ilhéus Revista, e exerceu o cargo de Chefe de Divulgação do Município de Ilhéus, durante o primeiro mandato do então prefeito Antonio Olímpio.
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, lamentou a perda de Janete Badaró. “Janete sempre foi admirável. Minha amiga, minha colega desde a Faculdade de Direito de Ilhéus, confrade na Academia de Letras, uma pessoa alegre, inteligente, que muito contribuiu com a comunicação, a arte e a cultura de Ilhéus”, declarou.
Janete foi a primeira mulher a ocupar uma vaga na Academia de Letras de Ilhéus, ao lado dos escritores Jorge Amado e Adonias filho. Ela ocupa a cadeira n 06 daquele sodalício desde 1981. Autora de dois livros de poesia, “Momentos” e “Máscaras em Procissão”, suas obras foram também adaptadas para o teatro. Além de participações em diversas coletâneas regionais de poesia, publicou crônicas e contos em vários jornais e revistas regionais defendendo idéias feministas e ecológicas. Também foi Chefe de Gabinete na Prefeitura Municipal de Ilhéus, fez parte das diretorias da OAB sub-seção de Ilhéus e da Academia de Letras por várias gestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário