sexta-feira, 24 de julho de 2015

Prefeitura notifica Hospital Geral por descartar material infectante na rede pluvial

Unidade de saúde tem oito dias para apresentar defesa e as medidas necessárias para sanar o problema
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), notificou, na tarde desta quinta-feira, 23 de julho, a direção do Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF) por danos causados ao meio ambiente. Durante uma operação de fiscalização realizada no local foi constatado que a unidade de saúde, localizada no Alto da Conquista, descarta resíduos hospitalares diretamente na rede de drenagem pluvial.
De acordo com o chefe de Fiscalização Ambiental e Postura da Sema, Paulo Fonseca, a ligação feita pelo HGLVF leva dejetos hospitalares, como seringas e sangue, à rede de drenagem. “Esse sistema no qual vem sendo feito o despejo irregular desemboca justamente no mar e deveria levar somente água da chuva, que assim estava sendo contaminada”, afirma Fonseca. O ideal, segundo ele, é o HGLVF possuir uma estação própria de tratamento de resíduos, evitando danos ao meio ambiente.
Segundo o superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Ilhéus, Derneval Furtunato, o problema foi descoberto quando funcionários do município realizavam o serviço de manutenção na rede de drenagem naquela região. Por conta da grande quantidade de lixo hospitalar misturado à água, o serviço foi temporariamente suspenso.
Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo notificaram a direção do hospital, que tem oito dias para apresentar a defesa e as medidas que deverão ser tomadas. Segundo a responsável no momento, a enfermeira Maria Gorete Souza, essa situação é antiga e a unidade já trabalha para corrigir o problema.

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