sexta-feira, 24 de julho de 2015

VI Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus destaca avanços e novos desafios da saúde pública

A palestrante magna, a médica e reitora da UESC Adélia Pinheiro, destacou os desafios e avanços da saúde pública brasileira.
A VI Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus foi aberta nesta quinta-feira, 23, às 19h, no Auditório da Faculdade Madre Thaís, pela conferencista Magna, reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Dra. Adélia Pinheiro. A solenidade de abertura teve participação de cerca de 200 pessoas, que discutiram o tema central “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, ministrada pela conferencista magna e reitora da UESC, Dra. Adélia Magna.

O evento contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, do Vice, Carlos Machado (Cacá), do Secretário de Saúde e Presidente da Conferência Municipal, Antônio Ocké, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fred Oliveira, da Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul Ilhéus, Mariza Eduane Pinheiro, do Diretor Geral da Faculdade Madre Thaís, Dr. Eusínio Gesteira, demais secretários, vereadores, autoridades, comunidade e imprensa.


Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro saudou todos os presentes e destacou a importância dos gestores estimularem a realização da conferência para discutir e avaliar o real cenário da saúde pública do país, trazendo discussões, propostas e avanços para o munícipio. “Atividades como esta garantem a melhoria do sistema público de saúde através da cooperação entre os diversos setores sociais”.

Em sua palestra, a médica e reitora da UESC, Adélia Pinheiro, destacou os grandes desafios e os avanços da saúde pública brasileira, onde 90% da sociedade utiliza o SUS. “As demandas da saúde são inúmeras, hoje temos o desafio de superar a distância entre o direito formal e o real, garantir espaços democráticos de construção e o acesso a informação e principalmente defender incondicionalmente os princípios constitucionais do sistema”.

Discussões - Durante a conferência, os participantes debaterão e avaliarão as perspectivas, melhorias e reformas necessárias para a democratização do SUS. Além disso, haverá a eleição de delegados por grupo de trabalho e a plenária final com votação das propostas e eleição de delegados para a Conferência Estadual de Saúde.
O secretário de Saúde de Ilhéus, Antônio Ocké, relatou a importância da realização do evento para discutir melhorias das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou que a conferência é um momento que a sociedade, os trabalhadores da saúde e os usuários têm para propor mudanças na qualidade da saúde em âmbito municipal e nacional. Já Fred Santos de Oliveira, salientou que todos devem participar de forma ativa, e trazer discussões e proposições que venham melhorar o sistema com a ajuda da população.
Para Jailma Nascimento Lima, enfermeira, a VI Conferência Municipal de Saúde é de extrema importância para mudar o cenário da saúde brasileira, “pois a população pode rever nesse momento as necessidades reais de melhorarias e propor novas diretrizes que tragam benefícios para os usuários”.
Discussões - A conferência prosseguiu durante toda esta sexta-feira, 24, com discussões temáticas em quatro eixos. No eixo 1, foi debatido o tema “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade. Valorização do trabalho e da educação em saúde”. No eixo 2, o público teve a oportunidade de discutir o tema “Participação social, financiamento do SUS e a relação público-privado”. No eixo 3, foram discutidos os temas: “Gestão do Sus e modelos de atenção à saúde”; “Informação, educação e política de comunicação do Sus”; e “Reformas democráticas e populares do estado”. Já no eixo 4, o debate foi em torno do tema “Ciência, tecnologia e inovação do Sus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário