segunda-feira, 31 de agosto de 2015



Em comemoração ao Centenário da Paróquia São João Batista, a missa solene do jubileu lotou a Praça do Pontal com presença massiva da comunidade, realizada em Ilhéus, neste último sábado (29) de agosto. Celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnolli, a missa, que marcou o martírio de São João Batista, constituiu-se por uma celebração belíssima e emocionou a comunidade presente.
Ápice do Centenário da Paróquia São João Batista, o dia 29, dirigido pelo Padre Joelson Dias e quinze comissões formadas por pessoas da comunidade, contou com o policiamento da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar, a presença de diversos sacerdotes da Diocese de Ilhéus, a Banda da Polícia Militar, autoridades representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, da Polícia Militar, o Prefeito Jabes Ribeiro, o Vice-Prefeito Carlos Machado, o Deputado Federal Bebeto Galvão representado por seu filho Maurício Galvão e a Deputada Estadual Ângela Souza.
A leitura do Evangelho desta celebração, em Marcos, Capítulo 6, versículos de 17 a 29, narra o contexto em que o virtuoso João Batista foi martirizado. Ao denunciar o pecado do governador da Galileia, Herodes - que escandalosamente tinha raptado Herodíades que era sua cunhada, e com ela vivia como esposo - João Batista foi entregue para ser decapitado no dia do aniversário de Herodes. Foi oferecida uma festa para os proeminentes da corte, que eram os chefes militares e os grandes da Galiléia. Na ocasião, a filha de Herodíades (a cunhada com quem Herodes vivia como esposo), dançou na festa e agradou a todos os presentes. Herodes, então, disse a ela que pedisse o que quisesse, e ele concederia. Então, a mando de sua mãe, a moça pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.
A fidelidade de João Batista à vontade e amor à Deus, transmite a todos os fiéis para que não abram mão da retidão e obediência divina mesmo diante das dificuldades. Após a homilia, o momento da celebração eucarística foi esplendoroso e muito elevado.
Valorosa também foi a apresentação da banda da Polícia Militar. Além disso, o dia 29 de agosto foi marcado pela notícia de que foi autorizada pelo Prefeito Jabes Ribeiro a construção da Igreja de São Pedro em um terreno na comunidade da Nova Brasília, no Pontal. Anunciada a presença do Prefeito no início da missa pelo Pároco Joelson Dias, o mesmo foi aplaudido pela comunidade presente e permanente na celebração. Apesar de algumas vaias vindas de pessoas que estavam nas redondezas e adjacências - ato que demonstrou falta de educação e desrespeito ao momento religioso e à autoridade representante do Poder Executivo Municipal - a comunidade voltou a reforçar os aplausos, quando chamado o Prefeito para fazer o pronunciamento que autorizou a construção da nova Igreja, tecendo sua fala sem intervenções, e demonstrando respeito à comunidade.
O Pároco Joelson Dias agradeceu a presença de todas as autoridades e colaboradores, apoiadores, patrocinadores e voluntários, com o reforço dos agradecimentos pelo Bispo Diocesano. Após a apresentação da Banda Ebrom, de Vitória-ES, o Padre Joelson Dias destacou que “o mérito para a realização deste acontecimento tão importante para a nossa comunidade é de todas as pessoas que o construíram e se doaram”. No encerramento da banda Ebrom, o Padre pediu que Deus abençoasse a todos e à Paróquia São João Batista, concedendo muitos e muitos anos de evangelização para o amor à Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário