terça-feira, 11 de agosto de 2015

Exame rápido para detecção de Hepatites pode ser feito em Ilhéus

No último mutirão realizado pela Secretaria de Saúde, foram detectados três resultados reagentes para hepatite B, e 12 reagentes para sífilis. O resultado do exame é dado em 30 minutos
A Secretaria de Saúde de Ilhéus mantém em funcionamento, na sede da antiga Fundação Sesp, situada na Avenida Canavieiras, a coordenação municipal de DST/HIV/Aids. No local, além da realização de palestras de conscientização e distribuição de preservativos, é realizada a testagem rápida para detecção de hepatite. Os exames são feitos todos os dias da semana e o resultado sai em média em 30 minutos. 
De acordo com a coordenadora do setor de DST/HIV/Aids da Secretaria de Saúde, Katiussa Vésper, muitas pessoas ainda desconhecem as sorologias para hepatites porque nunca realizaram exames. “Diante disso, o Centro de Referência em DST/HIV/Aids e Hepatites Virais de Ilhéus está à disposição da população para fazer testagem e buscar quaisquer esclarecimentos”.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Antonio Ocké, o atendimento, totalmente gratuito, é oferecido nas segundas pela tarde e de terça à sexta-feira, durante todo o dia. “Precisamos cada vez mais ofertar esses exames à população. Salientamos a necessidade do diagnóstico precoce para melhor eficácia do tratamento das hepatites, daí sua importância", ressalta Ocké.
Mutirão – A Campanha Nacional pela Prevenção e Tratamento das Hepatites Virais, em curso em Ilhéus, realizou, na última semana de julho, mutirão de prevenção e detecção da doença, tendo identificado três casos de hepatite B, e 12 reagentes de sífilis. Durante todo o dia, a coordenação do Setor de DST/HIV/Aids realizou 100 atendimentos (vacinas) para hepatites B e C, HIV e sífilis, além de preventivo ginecológico, aferiu a pressão arterial, verificou a glicemia, e outras patologias. 
Hepatites - Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Sífilis – O secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké, afirmou que outras campanhas estão sendo montadas pela coordenação de DST/HIV/Aids. “Ainda este ano, estamos nos estruturando para realizar a Campanha Nacional de Sífilis. Mas independente de ações especificas, fazemos todos os dias testagens, e estamos à disposição da população para quaisquer esclarecimentos sobre as doenças, formas de contágio e transmissão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário