quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Segundo a Nasa aquecimento global faz nível dos mares subir 8 cm desde 1992

Situação varia e em alguns lugares o aumento superou 22 cm. Aumento do nível do mar põe em risco cidades e povos litorâneos.
(do G1) - O nível dos mares subiu, em média, quase 8 cm no mundo todo desde 1992 por causa do aquecimento global, informou nesta quarta-feira (26) a Nasa, que alertou que se trata de uma tendência que se manterá nos próximos anos.
Um grupo de cientistas da agência espacial americana apresentou nesta quarta os últimos dados recolhidos sobre o aumento no nível dos mares no mundo todo, que se situou em média 7,62 cm acima de 1992, embora a situação varie segundo as diferentes partes do mundo, e em alguns lugares o aumento superou 22 cm.
A Nasa também publicou um vídeo com os dados obtidos por seus satélites no qual se vê claramente com uma gradação de cores qual foi a afetação em cada parte do mundo durante os últimos 23 anos, sendo as áreas mais prejudicadas as costas do Pacífico da Ásia e da Oceania, assim como o Mediterrâneo Oriental e a costa atlântica da América.
O principal culpado pelo aumento do nível dos oceanos e dos mares é o aquecimento global, causado em grande medida pela atividade humana e responsável pelo derretimento de geleiras.
"É muito provável que a situação piore no futuro", alertou o geofísico da Universidade do Colorado, Steve Nerem, durante a apresentação dos novos dados da Nasa.
Os cientistas avisaram que, mesmo se forem tomadas ações para tentar reverter a situação e se conseguir mudar essa tendência, demoraria séculos para alcançar um retorno aos níveis prévios à mudança climática.
O aumento do nível do mar põe em risco o futuro de várias cidades e povos litorâneos no mundo todo, e ameaça apagar do mapa várias ilhas, com o que em alguns casos, especialmente no Pacífico, desapareceriam países inteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário