terça-feira, 11 de agosto de 2015

Série de eventos marca o Mês Jorge Amado de Cultura e Arte em Ilhéus

Jorge e Zélia na janela do casarão em Ilhéus
fachada da casa de Jorge Amado, em Ilhéus
Durante três semanas, o centro histórico e bairros receberão apresentações teatrais, shows musicais, saraus, exposições e doação de livros
Entre os dias 10 e 28 de agosto, acontece o Mês Jorge Amado de Cultura e Arte, em homenagem ao aniversário de nascimento - 10 de agosto, do escritor Jorge Amado. A programação do evento inclui diversas atividades culturais para a cidade, que envolve música, literatura e teatro. O projeto é realizado pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura (Secult).
As atividades artísticas, palestras, cursos e exposições serão realizadas na Casa de Cultura Jorge Amado, na Biblioteca Pública Adonias Filho e em bairros e distritos do município. Na abertura da programação, nesta segunda-feira, 10, houve distribuição de livros em praças e pontos de ônibus. Desta forma, a iniciativa busca incentivar a leitura e valorizar a literatura regional, distribuindo obras de autores grapiúnas.
Na programação, também serão realizados os Saraus Amado, na Praça do Cadete, no Outeiro São Sebastião, centro. A iniciativa é da Associação Filtro dos Sonhos, em parceria com a Secult, e contará com recital de poesias e apresentações musicais de artistas da cidade.
Semana - Na segunda semana de homenagens, o projeto Biblioteca Itinerante levará aos bairros Banco da Vitória, Salobrinho e Santo Antônio as obras do escritor, oportunizando à comunidade o contato com a literatura Amadiana. Já o ônibus Águia da Cultura, projeto em parceria com a empresa de transportes Águia Branca, será palco de apresentações teatrais, musicais e de dança nos distritos do Banco do Pedro, Vila Juerana e Castelo Novo.
Na última semana da programação, acontecerá uma exposição na Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho com peças e artigos pessoais de Jorge Amado, oriundos da Casa do Rio Vermelho, em Salvador. Haverá ainda oficinas de fotografia, ilustração e de literatura, que percorrerão o universo literário de Jorge Amado e suas obras. Também serão realizadas oficinas de samba, dança afro e capoeira, valorizando assim a cultura afro-brasileira, citada diversas vezes nas obras do escritor.
Jorge Amado – Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de dona Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância e parte da adolescência em Ilhéus. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil.
Os livros do escritor foram traduzidos para 49 idiomas, como também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. Considerado pelo público e pela crítica como um dos mais populares e importantes do país, o escritor baiano faleceu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário