quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Startups baianas ganham projeto de apoio do Sebrae

Daniel Joaquim - ASN Bahia Rafael Câmara, um dos sócios da Maqhin, destacou a importância do projeto Salvador - Reunindo mais de 130 pessoas, entre empreendedores, estudantes e representantes de entidades parceiras no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, o Sebrae lançou no dia 21, o projeto Startup Bahia. Voltado para atender de forma especializada os jovens empreendedores que estão investindo em ideias inovadoras, o projeto visa fortalecer o segmento na Bahia. O lançamento incluiu a assinatura de protocolo entre o Sebrae e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (Secti).
A iniciativa foi criada para estimular o desenvolvimento das startups, como são conhecidas as empresas em fase inicial de operação, que têm vivido, no mundo inteiro, um boom na área tecnológica. “Queremos apoiar o desenvolvimento dessas novas empresas, desde a ideia inicial até quem já precisa acelerar o processo de crescimento”, explicou Adhvan Furtado, superintendente do Sebrae Bahia. Ele também destacou a importância de trabalhar de forma integrada. “Quem fará um ambiente de tecnologia forte não será somente o Sebrae ou as universidades, mas também os próprios empreendedores”.
Uma das novidades é o site do projeto, que traz uma agenda completa, com todos os eventos que acontecerão na cidade para o segmento. Também é possível cadastrar startups, incubadoras ou outros atores desse universo no Mapa do Ecossistema, apontando quem são e onde estão localizados, facilitando a interação na comunidade de startups. Para acompanhar as informações do site, os interessados podem efetuar o cadastro para receber e-mails.
Desde o dia 25 de aosto os empreendedores também já podem se inscrever, pelo site, na seleção de startups para o projeto piloto do Startup Bahia. As empresas selecionadas participarão de 72 horas de capacitação a partir do dia 1º de outubro. O objetivo é viabilizar, até o final de 2015, pelo menos um investimento-anjo, ou seja, captar um investidor que apoie uma startup com capital financeiro e conhecimento, permitindo o desenvolvimento do negócio.
Principais interessados nas novidades oferecidas pelo Sebrae, os empreendedores de startups baianas compareceram em peso ao evento. “Fiquei bastante contente. É a primeira vez que eu vejo o nosso ecossistema se movimentar dessa forma na Bahia”, comemorou Rafael Câmara, um dos sócios da Maqhin, startup de soluções tecnológicas de Salvador, que acaba de abrir processo de financiamento coletivo (crowdfunding), para fortalecimento de seu aplicativo mobile, o Vigilante.
Parcerias e ações de desenvolvimento das startups
Entre os parceiros do projeto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) reforçou o compromisso de concessão de bolsas para incentivar o empreendedorismo. “Muitas vezes uma pesquisa se inicia sem pretensões na área empresarial e acaba apontando uma oportunidade”, lembrou Marcos Americano, assessor-chefe da Fapesb, que representou o presidente da entidade, Eduardo Almeida.
Durante o lançamento, Manoel Mendonça, secretário da Secti Bahia, assinou com Adhvan Furtado um protocolo de intenções visando à união de esforços para o fortalecimento da cultura de inovação no estado. Entre as ações que constam no protocolo, estão a parceria para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o apoio a ações de desenvolvimento das incubadoras de empresas baianas integradas à Rede Baiana de Empreendedorismo e Incubação e a cessão de espaço no Parque Tecnológico da Bahia para a implantação do Espaço Sebrae Inovação - um ponto de atendimento especializado para as micro e pequenas empresas inovadoras, permitindo acompanhamento contínuo e permanente.
“Sempre digo que o nosso principal trabalho é fomentar ecossistemas”, destacou o secretário, ao falar com os jovens empreendedores presentes. “Queremos que vocês façam demandas e se organizem, para ajudarmos da melhor forma possível”.
O projeto do Sebrae Bahia conta com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão do Estado da Bahia (Fapesb), das instituições de ensino superior Área 1, Ruy Barbosa e Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de lideranças jovens locais.
Sebraetec oferecerá apoio financeiro de até R$ 100 mil
O superintendente Adhvan Furtado também apresentou aos empreendedores presentes a oportunidade oferecida pela chamada de projetos do Sebraetec. Pioneira na Bahia, a oportunidade tem inscrições abertas até o dia 20 de outubro e oferecerá apoio financeiro de até R$ 100 mil a micro e pequenas empresas para projetos de inovação de produtos, serviços e modelos de negócios.
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4558 / 3042-3880 / 9222-1612 / 8263-0835
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Nenhum comentário:

Postar um comentário