terça-feira, 8 de setembro de 2015

"Crime e justiça na modernidade brasileira" é o tema do VIII Seminário de Ciências Sociais

A VIII edição do Seminário de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), tem como tema “Crime e justiça na modernidade brasileira”. O evento acontece de 16 a 18 de setembro com o objetivo de debater temas relacionados à construção e percepção de crimes e a forma como a justiça criminal procede para julgar e administrar os respectivos conflitos resultantes.
Destinado a alunos, professores de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da educação básica (ensino médio), serão discutidas questões sobre violência, criminalidade e justiça criminal, temas constantes tanto nas conversas e acontecimentos cotidianos de pessoas como na pauta de políticas estratégicas de governos no Brasil e no mundo. Agressões variadas, mortes e modos de condenações e administrações de conflitos são ainda no Brasil grandes desafios, cujas soluções para redução dos problemas sociais, daí derivados, constituem prioridades em domínios distintos da sociedade, como o político, o econômico e da saúde. O problema dessas violências demanda ações nesses domínios, conectando-os na busca por reflexões e com elas soluções.
A abertura do evento será às 18h30min, do dia 16, no auditório do Pavilhão do Curso de Direito. A conferência da professora Ivone Freire Costa (Universidade Federal da Bahia - UFBA), sobre “Políticas e gestão da segurança pública no Brasil. A experiência da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública”.
No dia seguinte (17), os participantes estarão divididos em grupos de trabalho sobre "Crime e justiça no Brasil", "Análises plurais sobre gênero, raça e etnia", "Educação e sociedade", "Políticas públicas e movimentos sociais", "Patrimônio e identidades culturais". À noite uma mesa-redonda com os professores Leonardo Damasceno de Sá (Universidade Federal do Ceará - UFC); Marcos Bandeira (juiz da Vara da Infância de Itabuna/BA); Rafael Araújo (delegado de Brumado/BA). Coordenado pelo prof. Dr. Roque Pinto (UESC), sobre representações sociais do crime “Bandido bom é bandido morto".
A segunda mesa-redonda será realizada na manhã da sexta-feira(18), abordando a "Discriminação racial e sistema de justiça criminal" com a participação de Maria Bernadete Martins Azevedo (juíza e procuradora do Estado de Pernambuco); Prof. Dr. Ivair Augusto Alves dos Santos (Universidade de Brasília -UnB); Prof. Me. Antônio Carlos Malachias (pesquisador do NEINB/USP e coordenador do programa de Educação e Políticas Públicas do CEERT). Coordenada pela profa. Dra. Flávia Alessandra de Souza. 
A tarde do mesmo dia minicursos sobre " A violência no contexto da saúde pública", "Como fazer análise de conjuntura: teoria, método e prática", "Imagens e representações de racismo na atualidade', "Segurança pública e relações raciais: medo, melindre e prevenção", "O campo de estudos da violência e da conflitualidade no Brasil: o estado da arte" e "Saúde e Cidadania: da política à ação".A conferência de encerramento acontecerá às 18h30 com Marcelo Freixo (deputado estadual PSOL/RJ) com o tema “Medo e Política na Vida Urbana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário