quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ilhéus promove a Campanha Outubro Rosa a partir desta quinta-feira

O evento, que se estenderá até o próximo dia 29, beneficiará mulheres a partir dos 25 anos com diversos serviços, como a realização de exames do câncer de mama e do colo uterino.
Estimular a prevenção do câncer de mama e do colo uterino (ginecológico) é a principal proposta da Campanha Outubro Rosa, evento que será iniciado em várias unidades médicas da Secretaria de Saúde de Ilhéus, a partir desta quinta-feira, 1º de outubro. Já se tornou tradição a Campanha Outubro Rosa em Ilhéus. Até a ponte do Pontal está sendo pintada de rosa para chamar a atenção das mulheres a partir dos 25 anos de idade.
Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do Departamento de Atenção Básica, a campanha estenderá até o dia 29 de outubro. Um dos pontos altos do movimento acontecerá no dia 23, em um estande montado na Avenida Soares Lopes, nas proximidades da Catedral de São Sebastião. Segundo a enfermeira Bárbara Christian, coordenadora do Departamento de Atenção Básica, o espaço contará com a participação de cerca de 150 profissionais de saúde, que vão ministrar palestras, oficinas, e estimular rodas de conversa e realizar exames do câncer de mama e do colo uterino.
De acordo com a programação, as ações e promoções da Campanha Outubro Rosa estarão nas unidades de saúde do Teotônio Vilela, Barra de Itaípe (Igreja Católica), Conquista (Igreja Batista Lindinópolis), SMS Centro, Alto do Basílio (Unidade), Nelson Costa (CAIC Darcy Ribeiro), Ilhéus II (Unidade) e Nossa Senhora da Vitória I, II e III (Unidade), entre outros.
Serviços - Bárbara Christian informa que diversos profissionais estão envolvidos na Campanha Outubro Rosa, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e nutricionistas. “Vale ressaltar que todos os serviços disponibilizados no estande do dia 23 também estarão sendo oferecidos nas unidades de saúde até o próximo dia 29”, reitera. Além do trabalho específico voltado para a prevenção do câncer de mama e do colo uterino, o evento também proporcionará avaliações nutricionais, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV e Sífilis, entre outros.
Segundo a diretora do Departamento de Atenção Básica da Prefeitura de Ilhéus, a campanha busca atrair a atenção do público alvo que reside no município sobre a importância da prevenção e realização do autoexame das mamas e do exame do colo uterino. “Em outras palavras, o Outubro Rosa visa incentivar a busca de serviços preventivos de saúde, visando a identificação dos sinais e sintomas do câncer de mama com vistas a um diagnóstico precoce”, acrescenta Bárbara Christian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário