sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Vice-governador da Bahia quer Passarela do Chocolate em Ilhéus

Em encontro no Palácio Paranaguá, João Leão deu início, ao lado do prefeito Jabes Ribeiro, às discussões para instalação do projeto na Avenida Soares Lopes
Um espaço protegido do sol e da chuva, capaz de abrigar quiosques de artesanato, fábricas, lojas e até um museu temático sobre o chocolate na cidade de Ilhéus, maior município produtor de cacau do País. Esse foi um dos projetos apresentados pelo vice-governador e secretário de Planejamento da Bahia, João Leão, durante reunião realizada prefeito Jabes Ribeiro, os deputados federais Davidson Magalhães e Cacá Leão, o deputado estadual Eduardo Salles, empresários do setor chocolateiro regional e secretários municipais e vereadores, no Palácio Paranaguá, sede do Poder Executivo Municipal.
De acordo com Leão, que visitou a cidade no último final de semana, o projeto da passarela do chocolate de Ilhéus é inspirado na chamada rua coberta, existente na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. “Ilhéus, inegavelmente, tem tino para a produção chocolateira. Só aqui temos o fruto e o seu produto mais nobre, por isso, temos potencial para explorá-lo ao máximo”.
Participaram da reunião o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), representantes da secretaria de Turismo do Estado, o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, Marco Lessa, o diretor da Biofábrica do Cacau, Henrique Almeida, além de outros empresários do ramo chocolateiro, como Greice Costa e José Carlos Maltez, os secretários municipais de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, de Turismo, Josenaldo Cerqueira, de Comunicação, Valério de Magalhães, de Meio Ambiente, Antonio Vieira, e de Relações Institucionais, Frederico Vésper.
Passarela - O projeto, assinado pelo arquiteto Fernando Frank, prevê que a passarela terá extensão de cerca de 100 metros, com até 30 lojas, totalmente protegida por um teto de vidro. Na opinião de João Leão, a passarela deveria ser instalada na Avenida Soares Lopes, considerada o cartão postal da cidade.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, a iniciativa será mais um passo rumo à virada que a lavoura cacaueira do sul da Bahia vem dando nos últimos anos. “Nosso passado esteve estritamente ligado ao cacau e não tenho dúvida que o futuro dessa cidade terá como grande protagonista o chocolate, o produto mais nobre dessa cadeia”. No local, além de poder comprar o chocolate, o visitante poderá conhecer todo o processamento das amêndoas.
Visibilidade – De acordo com empresário Marco Lessa, também organizador do Festival Internacional do Cacau e Chocolate da Bahia, que acontece anualmente em Ilhéus, realizações como os encontros anuais de marcas, o projeto da passarela e políticas públicas de valorização e desoneração de impostos para os pequenos produtores de chocolate fino contribuem para a visibilidade e viabilidade desses negócios.
Elevador – Outro projeto apresentado pelo vice-governador João Leão é de um elevador que ligará o Alto de São Sebastião, no Outeiro, a Avenida Dois de Julho, no centro histórico da cidade. Inspirada no Elevador Lacerda, um dos pontos mais visitados de Salvador, a ideia também conta com projeto do arquiteto Fernando Frank e, além de servir de cartão postal e meio de transporte, será ocupado por restaurante e lojas.
Para maior efetividade dos projetos, o prefeito Jabes Ribeiro propôs a criação de uma comissão de trabalho para encaminhar as propostas apresentadas pelo vice-governador e secretário de Planejamento do Estado, João Leão. De acordo com Ribeiro, assim será possível estudar qual a melhor forma de financiamento, de gestão e localização desses possíveis empreendimentos. O grupo será formado por representantes da Prefeitura de Ilhéus, Governo do Estado, sociedade civil, Sebrae e empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário