quarta-feira, 7 de outubro de 2015

3ª Feira do Livro Universitária da UESC vai difundir conhecimento e atividades de incentivo à leitura

Completam a Feira o I Encontro de Culturas Populares e Identitárias, a comemoração dos 40 anos da Biblioteca da UESC, o Ciclo de Palestras do DL e Artes, o Encontro do Proler, o Seminário da TV UESC e o I Fórum Fazer Literário no centro de Ilhéus.
A Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus), realiza, durante a semana de 26 a 30 de outubro, a 3ª Feira do Livro Universitário da UESC. De segunda-feira a sexta-feira, as obras por ela produzidas vão estar expostas no Campus professor Soane Nazaré de Andrade, no km 16 da rodovia Jorge Amado, em Ilhéus, com uma movimentada programação cultural. Além da comercialização de publicações, da Editus, com descontos de até 40%, participam as principais editoras Universitárias do país.
A 3ª Feira do Livro Universitário da UESC será aberta às 18h30min do dia 26 (segunda-feira), com um bate-papo com a escritora Ana Maria Gonçalves, autora do premiado livro "Um defeito de cor" (Editora Record), e o poeta Lourival Piligra. Em seguida a Editus vai promover seu lançamento coletivo de livros em um animado Café Literário. Durante a Feira, será realizado, de 26 a 29, o I Encontro de Culturas Populares e Indentitárias com a presença do professor John Dawsey, da USP discutindo o teatro dramático na antropologia. O evento vai receber artistas e grupos culturais da região, que vão animar o campus da Universidade. O Encontro também vai promover oficinas e cursos nas áreas de comunicação, artes, leitura e educação.
A Fundação Pedro Calmon, que é apoiadora do evento, apresenta uma programação recheada de atividades. Além da Bibex, sua unidade móvel de leitura e arte, a instituição trará palestras, rodas de diálogos e livros para todos os gostos. Na programação está incluída a comemoração dos 40 anos da Biblioteca da UESC, que contará com uma exposição sobre a história do local, além de uma campanha para conservação dos livros. A equipe irá promover a oficina Auxiliar de Biblioteca nos dias 27 e 28.
O II Seminário da TV UESC ocorrerá nos dias 26 e 27 com as presenças de Rafael Sodré (Rede Globo), Chico Daher (TV UFOP) e o professor Nelson Pretto (FACED/UFBA. Rafael vai ministrar o workshop sobre rotinas produtivas em TV e o efeito da pós-produção na construção de sentidos e, em seguida, se junta ao professor Nelson Pretto (FACED/UFBA) para participar de uma mesa-redonda para discutir as contribuições da TV Universitária para novas leituras de mundo.
No mesmo período, o XII Encontro Local do Proler vai reunir professores, estudantes e interessados em oficinas e cursos em diversas áreas. O Ciclo de Palestras do Departamento de Letras e Artes vai reunir professores e pesquisadores da Universidade apresentando temas sobre os desafios da leitura e formação de novos leitores na academia e na região, bem como, a relação da literatura com outras áreas, além de debates e atividades culturais.
Com o Fórum Fazer Literário, de 27 a 30, a 3ª Feira do Livro Universitário da UESC vai ganhar extensão no centro de Ilhéus. O evento levará ao público apresentações culturais e venda de livros na Praça Pedro Matos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, além de reunir editoras locais, agentes da cultura e literatos em rodas de diálogos sobre políticas públicas para o livro e a leitura. "Nosso movimento é por mais leitura! E é de movimento que vamos falar na 3ª edição da Feira Universitária do Livro da UESC, um evento que a cada ano reforça seu papel na difusão do conhecimento e atividades de incentivo à leitura, " destaca a diretora da Editus, professora Rita Virginia Argollo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário