segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A Padroeira

Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, é um título que a Igreja Católica dedicou a Maria, mãe de Jesus de Nazaré. Na cidade de Aparecida, em São Paulo, está localizado o seu Santuário, onde, anualmente, no dia 12 de outubro é realizada a festa comemorativa a Padroeira do Brasil, uma festa que a cada ano, reúne milhares e milhares de devotos que vão ao Santuário por ocasião a Festa de Nossa Senhora, em Aparecida, pagar promessas, agradecer graças alcançadas ou simplesmente orar e participar do evento religioso, o que expressa muito bem, a religiosidade do povo brasileiro dignatária, sem dúvida, do povo português. A fé que move multidões se traduz em Aparecida, na festa a Nossa Senhora, que no mundo católico, recebe várias denominações. Tudo bem que o Brasil É Um País Festeiro, mas a festa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida representa a mais alta expressão da alma brasileira, embalada pela sede de paz, amor e justiça social.
A História dos Milagres de Nossa Senhora Aparecida
A História do achado da imagem de Nossa Senhora, no Rio Paraíba do Sul, encontrada por três pescadores que buscavam peixes para um visitante ilustre, é comovente e vem sendo muito bem explorada pela Igreja, em busca de fieis e o fortalecimento da fé do povo brasileiro. O milagre é atribuído ao fato de que os pescadores só obtiveram sucesso na pescaria, após terem retirado das águas do rio, a imagem de Nossa Senhora, partida em dois pedaços. Outros milagres estão registrados, tais como à libertação do escravo Zacarias, o sacrifício punido, a cura da menina cega, o mendigo paralítico e tantos outros. A Cultura Religiosa do povo brasileiro é rica em histórias de poderes milagrosos, não só de Nossa Senhora Aparecida, mas de muitos outros espíritos considerados santos e milagrosos. Mas o fato é que a devoção a Nossa Senhora Aparecida tem crescido ao ponto de hoje, levar ao seu santuário, em Aparecida, SP, mais de 170 mil pessoas, entre romeiros e fieis que lá comparecem todos os anos.
História
Mas o Santuário de Aparecida tem História. Don Pedro I, visitou a Capela e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em dezembro de l822 e em novembro de l888, a Princesa Isabel, ofertou a Santa, uma coroa de ouro e um manto azul, em agradecimento a uma graça alcançada. Mas são inúmeros os registros de visitantes ilustres que ocorreram ao Santuário de Aparecida. O Papa Paulo VI, em l967, ofereceu a rosa de ouro pelos 250 anos de devoção a Nossa Senhora.
São Presentes Especiais que marcam essa história bonita de fé e religiosidade. Mas nem tudo tem sido festa Para Nossa Senhora Aparecida, pois sua imagem sofreu um atentado que a reduziram os quase duzentos fragmentos, mas foi totalmente restaurada pelas mãos hábeis da artista plástica Maria Helena Chartoni. O peculiar são os vários tipos de milagres atribuídos a Santa, como o das velas que se acenderam e o das correntes que se partiram, o cavaleiro e a marca das ferraduras, todos atribuídos aos poderes milagrosos de Nossa Senhora, em cuja festa, sempre no dia 12 de outubro atrai fieis e pagadores de promessas de todos os recantos do Brasil e do mundo.a

Nenhum comentário:

Postar um comentário