quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís implanta Programa de Reabilitação e Orientação para Deficientes Visuais

 O projeto, gratuito, atende portadores ou suspeitos de deficiência visual, às terças-feiras, das 14 às 18 horas.
A cidade de Ilhéus poderá se tornar uma referência no campo da habilitação e reabilitação de deficientes visuais, através do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT). O Núcleo de Pesquisa e Extensão, da Faculdade, está realizando o projeto de extensão Programa de Reabilitação e Orientação para Deficientes Visuais – PRODEVI.
O projeto está sendo desenvolvido no ginásio de Fisioterapia da FMT, situada na Av. Itabuna, 1491 (Gabriela Center), às terças-feiras, das 14 às 18 horas, com atendimento gratuito a todo portador ou suspeito de deficiência visual. "O atendimento individualizado aos deficientes visuais, com técnicas de orientação e mobilidade para ambientes internos e externos, visando melhoria da qualidade de vida e independência funcional para as atividades da vida diária e profissionais," explica o coordenador do Projeto, professor Renato Gonzaga Barreto.
Os participantes do PRODEVI contam, também, com serviços de apoio psicopedagógico, em parceria com Secretaria Municipal de Educação através do Centro de Referência de Inclusão Educacional – CRIE (aulas de braile e acompanhamento psicológico), assistência médica oftalmológica gratuita oferecido pelas clínicas conveniadas - Cenoe, Elclin e Hospital de Olhos de Ilhéus -, e assistência jurídica, pelos estagiários do curso de Direito que atuam no Balcão de Justiça e Cidadania, da FMT.
Além dos professor Renato Barreto, o projeto conta com a participação dos alunos (estagiários) do curso de Fisioterapia e Engenharia Civil.Os alunos de Engenharia Civil tem a função de orientar às famílias dos portadores de deficiências visual, regras de acessibilidade e adequação de mobiliário, de forma a possibilitar-lhes maior liberdade e menos riscos de acidentes domésticos. "O objetivo da Faculdade Madre Thaís em implantar o projeto é oferecer capacitação para discentes de modo a atuar em um serviço de habilitação/reabilitação e orientação para o deficiente visual" explica a professora Karla Rocha Carvalho Gresik, coordenadora. do curso de Fisioterapia, da FMT. 
Os professores acrescentam que aos parceiros, o projeto oferece consultorias de acessibilidade ao deficiente visual por meio da elaboração de mapa tátil, bem como estruturação de pistas táteis, a exemplo do que já foi feito nos corredores e dependências da Faculdade. "O PRODEVI, é resultante de uma iniciativa particular da coordenação do curso de Fisioterapia, e demais cursos da instituição, que, juntamente com os parceiros reconhecem que em Ilhéus, bem como os municípios circunvizinhos, possuem uma grande demanda de deficientes visuais carentes de um núcleo de apoio," conclui a professora Karla Gresik. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário