segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ilhéus é cidade-base para percurso da Tocha Olímpica

Ilhéus foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff, como uma das 83 cidades brasileiras que serão base para o percurso da tocha das Olimpíadas do Rio 2016. O ato, realizado em Brasília, contou com a participação do prefeito Jabes Ribeiro, que foi convidado pelo Comitê Organizador dos Jogos.
De acordo com o informado pelo comitê, a tocha será acesa entre os meses de abril e maio do ano que vem, na tradicional cerimônia realizada em Olímpia, na Grécia. De lá, seguirá para Brasília, de onde partirá o revezamento em solo brasileiro. O percurso deve durar 90 dias, passando por cerca de 300 cidades de todos os estados brasileiros. A tocha será conduzida por cerca de 12 mil pessoas até acender a pira no Maracanã, na cerimônia de abertura do dia 5 de agosto de 2016.
Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, a oficialização da cidade como ponto base do percurso é um reconhecimento do comitê organizador à história e cultura de Ilhéus. “Nossa cidade ser escolhida para participar de um evento assistido em todo o mundo é um ganho que não pode ser mensurado, pois teremos uma repercussão internacional do nome de nossa cidade, o que faz essa terra ser ainda mais valorizada”.
Em visitas anteriores à cidade, representantes do Comitê Organizador estiveram em locais em que o símbolo poderá ser levado, como o Mirante da Piedade, em trilhas rurais por fazendas de cacau e na orla da Avenida Soares Lopes. Além de Ilhéus, a tocha olímpica passará por outras cidades baianas, como Salvador, Vitória da Conquista, Valença, Senhor do Bomfim, Paulo Afonso e Porto Seguro.
Tocha - Produzida de alumínio reciclado, a tocha tem como inovação o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica. O formato também foi cuidadosamente trabalhado para facilitar a pegada e a condução durante a maratona do revezamento, que contará com a participação de cerca de 12 mil pessoas, entre atletas, autoridades, personalidades e selecionados em concursos de patrocinadores.
O desenho foi o resultado de um processo de seleção nacional com 76 inscritos, que culminou na reunião de uma Comissão Julgadora multidisciplinar, formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário