quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Ilhéus realiza I Conferência de Juventude de Terreiro

Evento acontece em conjunto com II Encontro de Juventude de Terreiro de Ilhéus, no próximo sábado, 17. As inscrições podem ser feitas pela internet
O Núcleo Ilhéus da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro) promove, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus, a I Conferência e o II Encontro Municipal de Juventude de Terreiro. O evento acontecerá no sábado, dia 17, no Terreiro de Luando, localizado na Rua Cassimiro Costa, nº 221, Pontal, zona sul de Ilhéus.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do seguinte endereço: https://goo.gl/WOXdMO. A conferência terá início às 07h30min, com um café da manhã e em seguida serão realizados os credenciamentos, momento em que os participantes escolherão os eixos temáticos que irão participar. Logo depois, os jovens discutirão temas como o direito de liberdade religiosa no Brasil, garantido pela Constituição Federal e os casos de intolerância religiosa que têm acontecido no país.
Neste contexto, será debatida também a importância da auto-afirmação da identidade, enquanto jovem negro e de terreiro, numa sociedade em que indivíduos ainda mantêm pensamentos e atitudes racistas e preconceituosas. A importância do respeito à tradição e hierarquia nas religiões afro-brasileiras também serão temas abordados.
Para a secretária do núcleo ilheense do Renafro, Larissa Lisboa, o evento é importante para que os jovens de terreiro passem a ter conhecimento sobre seus direitos enquanto adeptos de religiões afro-brasileiras. “Será um momento para discutir políticas públicas voltadas à juventude de terreiro e de fortalecer os jovens de terreiro em Ilhéus”.
Haverá também intervenções culturais, dentre elas uma apresentação de capoeira com grupo Associação de Capoeira Liberdade, e exposições artísticas dos jovens de terreiros. Por fim, o evento será encerrado com a apresentação de uma carta de repúdio contra a redução da maioridade penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário