sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ilhéus sedia final do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon

Para receber o evento, está sendo preparada grande estrutura, que envolve isolamento total do circuito e preparação do asfalto das vias que serão utilizadas para corrida e ciclismo
Entre os dias 6 e 7 de novembro, Ilhéus será o centro das atenções no cenário brasileiro de atletismo, quando sediará a 4ª etapa do Campeonato Baiano de Triathlon e a fase final do Brasileiro de Paratriathlon. Os eventos são promovidos pelas confederações nacional e estadual das categorias, e contam com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo e Esporte, e devem reunir grande número de competidores.
Nos dois dias, haverá competições nas categorias duatlhon (corrida e pedalada), triathlon sprint (750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5km de corrida), triathlon fitness (375m na água, 5 km de pedal e 2 km de corrida), e o paratriathlon (750m de natação, 20 km de bicicleta e 5 km de corrida), praticado por deficientes físicos. As inscrições estão abertas até cinco de novembro, por meio do sitehttp://goo.gl/q21mqV.
Em Ilhéus, os competidores terão como cenário paisagens como a Baía do Pontal e a orla da Avenida Soares Lopes. Na baía, será realizada a parte de natação do Triathlon e duatlhon, já a corrida e pedalada vão ocorrer saindo da praia do Cristo sentido avenida, explica um dos organizadores técnicos, o professor Alberto Kruschewsky, diretor da Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Astrisul).
Para receber o evento, está sendo preparada grande estrutura, que envolve isolamento total do circuito e preparação do asfalto das vias que serão utilizadas para corrida e ciclismo. Kruschewsky argumenta que, pelo fato de o Paratriathlon contar com atletas amputados e cegos, por exemplo, é necessário um piso uniforme, para que não afete o desempenho ou ameace a segurança dos competidores.
EsportesA realização de eventos em nível nacional é uma das estratégias da Secretaria Municipal de Turismo e Esportes (Setur) para firmar Ilhéus no cenário desportivo brasileiro, sempre com a perspectiva de promover e estimular o esporte local.
Dessa forma, neste segundo semestre de 2015, a Setur tem apoiado a realização de vários eventos, a exemplo do 1° Open Ilhéus de Beach Tennis, em setembro; o torneio de xadrez, que ranqueou atletas ilheenses para a final baiana; o I Campeonato Distrital de Futebol Feminino de Ilhéus; e o Desafio de Basquete de 3, que marcou a reforma da quadra existente na Avenida Soares Lopes.
De acordo com o titular da Setur, Josenaldo Cerqueira, o apoio ao esporte local consiste também no incentivo à participação de atletas em competições estaduais, qualificação de desportistas amadores, com a realização de cursos, e a busca pela revitalização e construção de praças esportivas, como as quadras nos bairros, o Estádio Mário Pessoa, o Ginásio Herval Soledade e a pista de skate da Avenida Soares Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário